quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Videoconferência aborda desenvolvimento do ensino médio e a relação com o mundo do trabalho

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, por meio do Programa Brasil Profissionalizado, promove na próxima quinta-feira (dia 06), em Brasília, uma videoconferência sobre o desenvolvimento do ensino médio com reforço da base científica tecnológica e sua ligação com o mundo do trabalho. A videoconferência contará com a participação do superintendente da Educação Profissional Almerico Lima. As escolas poderão acessar a videoconferência, a partir das 14h, pelo link web no seguinte endereço: http://portal.mec.gov.br/setec/transmissao

O objetivo do evento é estabelecer o diálogo com as equipes estaduais de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), o que envolve diretores, coordenadores de cursos e coordenadores pedagógicos dos centros e unidades que ofertam EPT. Outra finalidade é orientar técnicos e gestores sobre o desenvolvimento das atividades do Programa Brasil Profissionalizado. 

A videoconferência abordará diferentes eixos temáticos. Simone Valdete, doutora em educação e diretora de Políticas da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), falará sobre Diretrizes para uma política de Educação Profissional e Tecnológica. Marilza Regattieri, economista e pesquisadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), falará sobre Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica. Almerico Lima, doutor em Educação e Superintendente de Educação Profissional da Bahia, abordará o Desenvolvimento do Ensino Médio e sua ligação com o mundo do trabalho. A debatedora será Marília Bezerra de Santana Macedo, do Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional Dom Moacyr, do Acre. 

Para o professor Almerico o debate sobre o ensino médio é muito importante para que o Brasil possa aproveitar a chamada janela demográfica. “Nosso jovens precisam ser formados integralmente e o trabalho é parte da realidade que não pode ser esquecida pela escola, mas esta escola não pode se subordinar ao mercado, pois não pode ser encarada como produtora da mercadoria força-de-trabalho e sim de pessoas humanas, trabalhadores e trabalhadoras e sujeitos de direito". 

A videoconferência também será transmitida na Universidade Federal Bahia. Como o local abriga até 35 pessoas, é preciso inscrição prévia pelo e-mail: helpdesk@ufba.br ou pelo fone (71) 3283-61003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário