sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Estudantes realizam exposição de artes visuais no Pelourinho

         
Criar objetos e obras de arte com material reciclável foi um desafio superado por estudantes dos cursos técnicos em Comunicação Visual e Artes Visuais do Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design (CEEP), localizado no Bairro de Nazaré, em Salvador. O resultado poderá ser apreciado na Reciclart, primeira exposição de Artes Visuais do CEEP, que começou na segunda (17) e segue até o dia 27 de outubro, na Casa do Benin, Pelourinho, das 9h às 17h.

O trabalho foi desenvolvido durante aulas práticas da disciplina desenho geométrico. Aplicando tecnologias sociais, os estudantes transformaram, por exemplo, garrafas pet em pufs e cortinas decorativas. Também usaram tampinhas de garrafa e outros materiais que seriam jogados no lixo para a criação de esculturas.

Milena Moura, 17, estudante do curso Técnico em Comunicação Visual, conta que a experiência foi enriquecedora. “Isso é uma preparação para o meu futuro. Através dessas atividades, a gente se sente mais segura porque produziu aqui e já vai saber como fazer”.

Para Laize Militão, 19, colega de Milena, reaproveitar o lixo contribuiu para ampliar sua visão quanto à necessidade de conservação do meio ambiente. “Por ser uma experiência nova, entrar na questão ambiental é bastante interessante. Por estarmos numa época de poluição muito grande, precisamos pensar em meios sustentáveis e neste caso, encontrando destinos para o que poderia ser lixo. O que a gente pode perceber é que na arte tudo se aproveita, nada é lixo, nem mesmo o que parecia resto”, sorri.

A Diretora do CEEP, Cristina Nascimento, considera que ações pedagógicas como estas contribuem para a formação integral dos estudantes, conforme prevê a Educação Profissional da Bahia. “Os estudantes estão desenvolvendo o seu potencial artístico ao mesmo tempo em que estão tendo a dimensão de que a arte pode ser uma ferramenta importante para trazer benefícios para a comunidade”, disse.

A professora Luciana Marques explica que durante as aulas, os estudantes aprenderam diferentes técnicas que serão apreciadas na Reciclart. São passos importantes na preparação para o mundo do trabalho. “É muito importante que eles vivenciem as experiências trazidas por uma exposição. É essencial para todo artista”, complementa.

A produção de obras de artes com materiais reciclados beneficia a todos  uma vez que contribui para a diminuição dos danos causados ao meio ambiente. A Exposição Reciclart é uma ação pedagógica que reafirma a concepção da Educação Profissional que tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico. O CEEP oferece os cursos Técnicos em Artes Visuais, Comunicação Visual, Documentação Musical, Instrumento Musical, Regência e Técnico em Projetos Culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário