segunda-feira, 24 de outubro de 2011

CETEP de Irecê realiza II Semana de Culturas, Ciências e Tecnologias

Caatinga e sustentabilidade: Desafios e Proposições. Este é o tema da II Semana de Culturas, Ciências e Tecnologias de 24 a 27 de outubro, no Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê (CETEP de Irecê). Estimular a pesquisa científica é uma das bases da Educação Profissional do Estado da Bahia, pois contribui para que os estudantes compreendam os fundamentos científicos e tecnológicos do sistema produtivo onde atuam e também o contexto socioeconômico e ambiental dos territórios de identidade dos quais estão inseridos.

A abertura está prevista para às 8h com uma aula pública na Praça das Rádios seguida por apresentações de teatro, música e poesia com artistas locais. No período da tarde, às 14h, serão realizadas mesas redondas, oficinas e palestras. As oficinas terão foco em tecnologias sociais. Em uma das oficinas, com participação da nutricionista Alda Alencar, os estudantes vão aprender como cozinhar reaproveitando alimentos.

As mesas redondas contarão com a presença de especialistas de várias instituições abordando diversos temas. Representantes do Banco do Nordeste e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrário (EBDA), por exemplo, irão falar sobre agricultura familiar, economia solidária e desenvolvimento sustentável. Já a mesa formada por representantes da Uneb discute a importância do estágio na preparação dos jovens para o mundo do trabalho.

Nas palestras, orientações de como proceder diante de acidentes com animais peçonhentos. O engenheiro civil, Paulo Oliveira, apresentará o funcionamento do sistema eólico mostrando os benefícios trazidos por esse tipo de energia. Assuntos como abastecimentos sanitários, incidência de câncer de pele e o uso racional da água no território de Irecê também estão na programação.

PESQUISA CIENTÍFICA - O último dia do evento foi reservado para a apresentação de trabalhos científicos. Foram inscritos trabalhos de estudantes, professores, pesquisadores e a perspectiva dos organizadores é atribuir um caráter mais científico a esta ação pedagógica, abrindo espaço para as apresentações dos trabalhos selecionados.

São oferecidos no CETEP os cursos técnicos em Enfermagem, Edificações, Recursos Humanos, Agente Comunitário, Biocombustíveis, Agropecuária e Agroindústria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário