segunda-feira, 17 de outubro de 2011

SEC e Dieese levantam necessidade e demandas da Educação Profissional no Território do Recôncavo


A Secretaria da Educação do Estado e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) promovem nas próximas quarta e quinta-feira (dias 19 e 20), a Oficina Metodológica do Diálogo Social, em Santo Antônio de Jesus. A oficina será realizada no Hotel Antonius Imperial, Praça Padre Mateus, 91-A Centro, com a participação de diferentes atores sociais, poder público e sociedade civil.
Perspectiva é beneficiar cada vez mais jovens e trabalhadores
  
Esta é uma das ações vinculadas ao Programa Bom Trabalho. O Bom Trabalho será lançado em novembro e visa potencializar a ocupação, por trabalhadores e jovens da Bahia, das oportunidades de emprego, trabalho e renda geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental do estado. Para isto, o programa utilizará um sofisticado sistema de informações de demanda de mão-de-obra e de oferta dos cursos de qualificação correspondentes e a intermediação do trabalhador pelo Sistema Público de Emprego (SINE-Bahia).


A perspectiva da oficina é testar a metodologia de levantamento das necessidades e demandas da Educação Profissional no âmbito de um Território de Identidade, por meio da consulta e debate a representação dos diversos segmentos sociais do Recôncavo, território escolhido justamente pela sua densidade de organização da sociedade civil.

PROGRAMAÇÃO - Na abertura, às 9h, uma das ações previstas é a apresentação dialogada dos indicadores do território. No período da tarde, o superintendente da Educação Profissional do Estado, Almerico Lima, falará sobre “Diálogo Social, Território de Identidade e Educação Profissional”.

O CETEP do Recôncavo é um dos centros do Território
O dia 20 será destinado ao processo de construção coletiva. Os participantes irão ajudar a responder questionamentos relativos aos desafios do desenvolvimento, traçando metas quanto ao futuro desejado para o Território. A partir disso, apontarão quais as necessidades e demandas de Educação Profissional. A condução pelo Dieese é justificada pela ampla experiência da entidade na construção de metodologias participativas, em particular as relativas a conselheiros de políticas públicas e diagnósticos de demanda de qualificação.


O superintendente da Educação Profissional do Estado, Almerico Lima, explicou que a oferta de cursos e a expansão da Educação Profissional na Bahia levam em conta não apenas os indicadores socioeconômicos, mas também as demandas apontadas no PPA Participativo e têm como princípio a escuta e o diálogo com os diferentes atores sociais.

“É necessário respeitar as especificidades de cada território, ter o diagnóstico das necessidades geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental, pelos arranjos socioprodutivos e cadeias produtivas locais. As pessoas que vivem nos territórios conhecem a realidade melhor do que ninguém e são fundamentais para a construção de políticas públicas como a Educação Profissional. Além disso, elas acompanharão toda a implantação, garantindo o controle social. Por isso a importância deste tipo de atividade”, afirmou.

EXPANSÃO DE VAGAS NO TERRITÓRIO - O Território de Identidade do Recôncavo foi um dos mais beneficiados com a oferta de cursos técnicos de nível médio nos últimos quatro anos. Conta atualmente com 2.817 estudantes matriculados. No território foram criados o Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo, em Santo Antônio de Jesus e o Centro Estadual de Educação Profissional Vale do Paraguaçu, em Maragogipe. Também há oferta de Educação Profissional nos municípios de Cruz das Almas, Conceição do Almeida, Santo Amaro, Cachoeira, Nazaré, São Sebastião do Passé e Governador Mangabeira.

2 comentários:

  1. QUAIS OS PROJETOS ,DE INTENÇÃO PARA CURSOS EM CAMAÇARI- BA, NÓS ESTAMOS ESPERANDO POR ESTÁ OPORTUNIDADE PARA NOS QUALIFICAR ESTAMOS CANSADOS DE VER NOVAS EMPRESAS CHEGAREM , E NÃO SERMOS CONTRATADO, DEVIDO AO DEFÍCIT DE QUALIFICAÇÃO DE MÃO DE OBRA LOCAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Debora,

      em Camaçari temos oferta de Educação Profissional no Centro Estadual de Educação Profissional da Região Metropolitana de Salvador (CEEP da RMS) onde são ofertados os cursos técnicos em Controle Ambiental, Eletroeletrônica, Eletroténica, Mecatrônica, Petroquímica e Segurança do Trabalho. No Colégio Estadual de Camaçari são ofertados cursos técnicos em Hospedagem e Meio Ambiente. Já no Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas são ofertados os cursos técnicos em Logística e Segurança do Trabalho.

      A oferta de cursos na Rede Estadual ocorre de acordo com as necessidades por qualificação e formação profissional nos Territórios de Identidade, apontadas por diferentes atores sociais e no Plano Plurianual Participativo do Governo da Bahia. Assim, os jovens e trabalhadores fazem cursos que atendem às demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental das cadeias produtivas e arranjos socioprodutivos locais, tendo muito mais chances de uma inserção no mundo do trabalho nos seus locais de origem.

      Excluir