sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Rede Estadual de Educação Profissional homenageia professores e professoras

Às vésperas do Dia do/a Professor/a, a Rede de Educação Profissional da Bahia homenageia a todo/as educadores/as. Mulheres e homens que cumprem uma missão essencial e especial para a sociedade neste processo de formação do ser humano integral, do sujeito de direitos. 

São vocês que orientam nossos filhos e filhas não só quanto às primeiras letras ainda na primeira infância. Em todas as etapas da vida, lá estão vocês, sempre uma referência para o crescimento educacional, profissional e pessoal. A todos/a nosso muito obrigada neste processo de construção de uma sociedade mais justa, mais humana, mais fraterna.

No Dia do Professor e da Professora, nós lhe desejamos: Boas condições de trabalho, concurso público, cursos de formação. Que vocês possam ver a formatura de seus estudantes, a inserção cidadã destes/as no mundo do trabalho, que seus projetos de intervenção social sejam reconhecidos pela comunidade, que não haja evasão nas suas turmas, que a profissão de professor seja ainda mais valorizada. Que você cuide da sua voz, enfim que se realize cada vez mais com seu trabalho e tenha uma vida feliz ... A equipe da Suprof trabalha o ano todo contribuindo com a transformação destes desejos em realidade!  


Ser professor da Educação Profissional é...

COMPREENDER QUE
"Todos os homens do mundo na medida em que se unem entre si em sociedade, trabalham, lutam e melhoram a si mesmos" (Antonio Gramsci)

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)

 RECONHECER QUE
“A tendência democrática de escola não pode consistir apenas em que um operário manual se torne qualificado, mas em que cada cidadão possa se tornar governante” (Antonio Gramsci)
 “Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”(Paulo Freire)

REFLETIR QUE
(...) Hoje se trata mais concretamente de colocar o cidadão no eixo da reflexão pedagógica transformadora”. (Florestan Fernandes)

"A teoria sem a prática de nada vale, a prática sem a teoria é cega" (Lênin)

"(...) o melhor método será começar pelo real e pelo concreto, que são a condição prévia e efetiva" (Karl Marx)

“Não existe uma realidade em si mesma, em si e por si, mas apenas em relação histórica com os homens que a modificam” (Antonio Gramsci)

E ainda, neste universo da educação profissional....

“Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons, mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis” (Bertold Brecht). Assim é você, professor e professora da Educação Profissional, intelectual orgânico que luta na escola e fora dela ... “Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres” 
 (Rosa Luxemburgo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário