segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Comitiva de Alagoas visita Centros Estaduais de Educação Profissional

A Educação Profissional da Bahia está servindo de referência para outros estados do país. Uma comitiva com representantes da Secretaria da Educação do Estado de Alagoas visitou Centros Estaduais de Educação Profissional localizados em Salvador. O objetivo foi conhecer as experiências desenvolvidas nos centros e saber um pouco mais sobre a estruturação e consolidação da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia.
Em visita ao Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais, antigo Colégio Estadual Newton Sucupira, em Mussurunga, a comitiva conheceu os laboratórios de química, biologia, informática, física e eletrotécnica. O CEEP oferta os cursos técnicos em Manutenção e Suporte em Informática, Eletromecânica, Eletrotécnica e Técnico em Manutenção Automotiva. As técnicas alagoanas presenciaram uma aula prática, quando os estudantes do curso de Técnico em Manutenção e Suporte em Informática desmontavam peças de computadores para entender o funcionamento das máquinas.

O diretor do CEEP, Ruy Braga, mostrou os projetos de intervenção social realizados pelos estudantes na comunidade. Projetos que reafirmam a concepção da Educação Profissional que tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico. Um dos exemplos apresentados foi o projeto “A Luz de uma nova realidade”. Por meio deste projeto, os estudantes do Técnico em Eletrotécnica refazem a instalação elétrica de forma adequada nas casas de moradores do entorno do Centro evitando acidentes domésticos e contribuindo com a redução do consumo de energia.

“Os estudantes, orientados pelos professores, diagnosticam o problema, fazem testes no laboratório e então refazem a instalação correta. A ação conta com o apoio da Associação de Bairro que ajuda na identificação das dez casas mais comprometidas”, explicou. O diretor salientou que essas ações são fundamentais para que os estudantes aprimorem seus conhecimentos colocando em prática o que aprendem em sala de aula.

Integrante da comitiva, a técnica pedagógica Lourdes Teixeira explicou que os projetos de Educação Profissional discutidos em Alagoas, se assemelham aos que já estão sendo desenvolvidos na Bahia. “Observamos que os eixos tecnológicos bem como os cursos que queremos implantar são semelhantes e entendemos que seria importante ver de perto para ampliarmos nossos conhecimentos”.

INSTRUMENTOS - A comitiva visitou ainda o Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, no bairro de Nazaré, em Salvador, onde são ofertados os cursos técnicos em Documentação Musical, Instrumento Musical, Regência, Artes Visuais Gestão de Projetos Culturais e em Comunicação Visual. A comitiva conheceu os laboratórios de documentação musical e o de luteria. O de luteria é usado para a construção de instrumentos como violão de seis cordas, violão de sete cordas, violoncelos e violinos. Os estudantes fazem o restauro e construção de instrumentos usando madeira de reflorestamento para promover a proteção ambiental.

A gerente de oferta e demanda da Educação Profissional de Alagoas, Alba Toledo, ficou entusiasmada com o que viu e disse que a política pública de Educação Profissional da Bahia é um exemplo a ser seguido. “Vamos voltar para Alagoas e colocar em prática muito do que observamos aqui”.

A experiência da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia também tem despertado a atenção de outros estados como Rio Grande do Norte e Espírito Santo. Estas experiências têm alcançado maior visibilidade devido a participação do Estado no Fórum de Gestores Estaduais de Educação Profissional e Tecnológica instalado pelo Conselho Nacional de Educação (Consed) e graças a iniciativas como os Encontros de Gestores de Educação Profissional da Bahia, o II Encontro de Educação Profissional da Bahia e I Feira de Ciência e Tecnologias Sociais da Educação Profissional da Bahia, estes dois últimos realizados em agosto deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário