terça-feira, 18 de outubro de 2011

Estudantes da Educação Profissional apresentam Tecnologias Sociais na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Várias atividades estão sendo realizadas em Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional em alusão à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, celebrada de 17 a 22 deste mês e que apresenta como tema central “Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de risco". Muitos estudantes dos cursos técnicos de nível médio estão expondo resultado de pesquisas e tecnologias sociais no estacionamento do Shopping Iguatemi, em Salvador.

Você já imaginou a geração de energia com pilhas feitas a base de tomate, limão e batata? Essa demonstração de princípio científico pode ser conferida de perto, no estacionamento do Iguatemi, no estande do Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul II, localizado em Eunápolis. Os estudantes do curso técnico em Administração mostram como esses três alimentos funcionam como meios alternativos para a produção de corrente elétrica por reações químicas espontâneas. “Se encaixarmos uma placa de zinco e uma de cobre em cada lado do tomate, ligando-as por um circuito de fios, e colocarmos vinagre na perfuração, ocorre a liberação de energia de 1.25 volts do tomate. O mesmo acontece com a batata e o limão. Mas, ao invés de vinagre, utilizamos sal para que a energia seja liberada”, explica a estudante Karolainy Rodrigues, 16. 

No estande do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Tancredo Neves, localizado em Bonfim, é possível verificar o poder curativo do Melão de São Caetano, planta nativa do Semiárido. A estudante do curso Técnico em Enfermagem, Vanuza Almeida, 33, por meio de pesquisas, passou a desenvolver a produção de sabão da planta para conter a incidência de dermatite na comunidade onde mora. “Verificamos que 90% das pessoas que utilizaram o sabão ficaram curadas da doença”, afirmou. Vanuza desenvolveu, ainda, pomadas para assaduras e gel para entorses, além de outros produtos derivados da planta. “É um produto natural, eficaz e a própria comunidade pode produzir. É uma maneira saudável e econômica de estar em dia com a saúde”, disse ela.

Os estudantes do curso técnico em Edificações, do Centro Territorial de Educação Profissional do Semiárido do Nordeste II, de Ribeira do Pombal, explicam como construíram, utilizando materiais reaproveitados como garrafas pets, cordas e madeiras, a casa ecológica de 9m² no próprio CETEP. “Mobilizamos a comunidade e arrecadamos cerca de 4 mil garrafas pets para substituírem os tijolos. Eu e mais 9 colegas construímos a casa toda em 1 mês”, disse a estudante Thainá Rosa, 16. Thainá salienta que esta é uma ação que conserva o meio ambiente uma vez que se reutiliza materiais que geralmente são descartados de forma incorreta, poluindo o ambiente.

SUSTENTABILIDADE - A obtenção de biogás mediante uso de material orgânico é uma das tecnologias sociais apresentadas no estande do Colégio Estadual Pio XII, do município de Jaguaquara. Estudante do curso técnico em Agroindústria, Maílson Santos, explica que Jaguaquara é grande produtora de hortifrutigranjeiro e que a produção que não serve para ser comercializada é descartada de forma inadequada, em rios, por exemplo. “Observando a situação, decidimos construir um biodigestor que é ativado através de esterco bovino, água e os vegetais, gerando o biogás que pode ser utilizado por produtores rurais no preparo de alimentos. Ao invés de cortarem árvores para conseguirem lenha, utilizam o esterco de seus animais e os vegetais de sua propriedade”, disse. Maílson conta ainda que o material, que fica no biodigestor, é retirado para servir como adubo orgânico. 

Os estudantes de Agroindústria, do mesmo colégio, apresentam um secador econômico. Desenvolvido com papelão, folhas de jornais, plástico e outros materiais reaproveitados, o sistema serve para desidratar o tomate transformando-o em tomate seco. “Em conserva, o tomate pode ser utilizado em pizza. Em pó, o tomate pode ser usado em caldos e sopas”, informa a estudante Josenira Marques, 18. Ela diz que o secador passa a ser uma fonte alternativa de renda da comunidade, até porque podem reaproveitar tomates machucados com pouco valor comercial.

Com esta ação pedagógica, os estudantes podem aprender conteúdos e trocar experiências, o que contribui para sua formação na medida em que compreendem e vivenciam particularidades da futura profissão. Estimular a pesquisa científica é uma das bases da Educação Profissional do Estado da Bahia, pois contribui para que os estudantes compreendam os fundamentos científicos e tecnológicos do sistema produtivo onde atuam e também o contexto socioeconômico e ambiental dos territórios de identidade dos quais estão inseridos.

Em Centros de Educação Profissional da capital e interior, muitas outras atividades estão sendo desenvolvidas para marcar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Confira:

CEEP em Artes e Design - Salvador
O que: Reciclart. I exposição de Artes Visuais do CEEP
Quando: de 17 a 27 de outubro
Onde: Casa do Benin, Pelourinho

CEEP em Logística e Transportes Luiz Pinto de Carvalho - Salvador
O que: Oficinas e Workshop sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade: Um olhar sobre Salvador
Quando: 18, 19 e 21 de outubro
Onde: No CEEP, Rua Ana Mariane Bitencourt s/n, São Caetano, Salvador.

CETEP de Irecê
O quê: II Semana de Culturas, Ciências e Tecnologias com tema central Caatinga e sustentabilidade: Desafios e Proposições.
Quando: 24 a 27 de outubro
Onde: No CETEP

CEEP em Logística, Transporte e Produtos Industriais – Ilhéus
O que: I Semana Tecnológica do CEEP
I Feira de Ciências e Tecnologias Sociais da Educação Profissional
I Seminário de Eletromecânica
II Seminário de Sustentabilidade e Logística
II Seminário de Turismo e Desenvolvimento Local Sustentável
Quando: de 17 a 21 de outubro
Onde: No CEEP 

Um comentário:

  1. Uma iniciativa interessante e consciente destes estudantes, já aprendem desde cedo a preservação do meio ambiente, utilizando insumos alternativos e recicláveis.
    Parabéns pela matéria equipe SUPROF, vcs são show!!!!!!!!

    ResponderExcluir