segunda-feira, 10 de outubro de 2011

CETEP da Chapada Diamantina promove III Feira de Conhecimento, Arte, Ciência e Cultura

Os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional da Chapada Diamantina (CETEP Chapada Diamantina), em Wagner, participam de hoje (dia 10) até a próxima sexta-feira (dia 14) da III Feira de Conhecimento, Arte, Ciência e Cultura promovida pelo CETEP.

Durante a atividade, os/as estudantes dos cursos Técnicos em Edificações, Agropecuária, Meio Ambiente e Enfermagem irão prestar serviços à sociedade. As atividades beneficiam os moradores e, sobretudo, os/as estudantes, que aprendem os conteúdos e práticas em situações reais, seguindo a concepção da Educação Profissional da Bahia, que tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico.

Os estudantes do curso técnico em Enfermagem farão teste de glicemia, aferição de pressão arterial, darão orientações aos visitantes sobre diabetes e discutirão temas como Saúde da Criança. Em uma sala exclusiva para orientações sobre saúde da mulher, as mulheres poderão realizar, orientadas pelas estudantes, o auto-exame da mama, fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama.



Tecnologias sociais também serão apresentadas com foco na sustentabilidade e na cultura local. Os estudantes do Técnico em Meio Ambiente vão mostrar, por exemplo, como é possível reaproveitar o lixo através da produção de pufes utilizando garrafas pet. “Em nossa sala discutiremos sustentabilidade. Vamos explicar como funciona o sistema eólico e os benefícios trazidos por esse tipo de energia gerada pelo vento”, disse a estudante Milene Santos, 19.

As turmas do curso técnico em Edificações vão expor em maquetes representações em miniaturas de sistema hidráulico. Será possível verificar como deve ser a instalação correta para reduzir o consumo de água. Além disso, os visitantes poderão conferir, em outra maquete, como ocorre o processo de instalação elétrica de uma residência. Também prestarão orientações sobre materiais de construção como tipos de concretos, ferro, madeira e cerâmica. Outras questões a serem abordadas são: piscicultura, gestão empreendedora e hipertensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário