segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Estudantes da Educação Profissional promovem Semana Tecnológica com vários eventos paralelos em Ilhéus


Os moradores de Ilhéus e do Território de Identidade Litoral Sul, têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre Educação Profissional de hoje até sexta feira que vem (17 a 21) quando será realizada a I Semana Tecnológica do Centro Estadual de Educação Profissional em Logística, Transporte e Produção Industrial. Nestes cinco dias serão realizados a I Feira de Ciências e Tecnologias Sociais da Educação Profissional, I Seminário de Eletromecânica, o II Seminário de Sustentabilidade e Logística e o II Seminário de Turismo e Desenvolvimento Local Sustentável. Os eventos são alusivos à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
 

O CEEP oferta os cursos técnicos de nível médio em Logística, Eletromecânica e Guia de Turismo. A perspectiva é a de que os estudantes apresentem à sociedade resultados de ações pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, conforme prevê a Educação Profissional da Bahia que tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico. Outro princípio é a educação integral dos estudantes com os conhecimentos científicos da educação básica sendo fundamentais para a compreensão da tecnologia.

A abertura das atividades foi hoje pela manhã (dia 17), às 8h, no Centro de Convenções de Ilhéus. Ainda hoje, a partir das 14h acontecerá no próprio CEEP, antigo Colégio Estadual de Ilhéus, o II Seminário sobre Sustentabilidade e Logística: Competências do Futuro. Neste contexto serão abordadas questões como Prevenção de Risco Ambiental, Tecnologia da Informação e Logística, A importância do Transporte na Logística Reversa e Logística e Meio Ambiente.

Na terça-feira acontecerá a abertura da I Feira de Ciência e Tecnologias Sociais que seguirá até a sexta (dia 21) nos dois turnos. Stands serão montados no Centro para a demonstração de tecnologias sociais, ou seja, tecnologias desenvolvidas pelos estudantes, sob orientação dos professores, que trazem algum benefício à sociedade. Os estudantes do 1º e 2º ano do curso Técnico em Eletromecânica, por exemplo, irão demonstrar, por meio de baterias comuns, fios, imãs e cobre, como funciona um campo eletromagnético. Este é um princípio de funcionamento de motores elétricos, usados em produtos como ventiladores e computador. Eles também irão expor um gerador elétrico que construíram na escola e mostrar como o equipamento gera energia de baixo custo.

Na quarta-feira (19), durante o I Seminário de Eletromecânica: Inovar para Sustentar, mesas redondas abordarão temas como a reciclagem de sucatas eletrônicas. E à tarde, mini-cursos estão programados, inclusive, sobre empreendedorismo. Na quinta (dia 20), no II Seminário Turismo e Desenvolvimento Local Sustentável: reflexões, tendências e desafios, palestras irão focar questões como conservação da biodiversidade: turismo e desenvolvimento Sustentável nas Unidades de Conservação e a Importância da conservação dos biomas para o turismo local. Nos mini-cursos, serão apresentados temas como a importância do guia de turismo enquanto mediador de culturas, para a valorização da identidade local e promoção da sustentabilidade turística.

No último dia, mais palestras e mini-cursos. Na pauta, questões como consumismo, prejuízo financeiro e desequilíbrio ambiental, turismo e educação patrimonial.

Veja a programação completa. Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário