terça-feira, 22 de novembro de 2011

Abertas Inscrições para cursos técnicos na modalidade subsequente da rede estadual

Clique na imagem e faça sua inscrição
As inscrições para os cursos técnicos de nível médio na rede pública estadual prosseguem até o próximo dia 30 de novembro. São ofertadas 7.844 vagas para os Centros Territorias e Centros Estaduais de Educação Profissional na capital e interior, na forma de articulação subsequente, ou seja, para quem já concluiu o ensino médio na rede pública de ensino e quer voltar a estudar e fazer um curso técnico de nível médio. As vagas são para o primeiro e segundo semestres de 2012. As inscrições são feitas, exclusivamente, pelo Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br e blog da Educação Profissional www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com

Esta é mais uma etapa da política pública de Educação Profissional da Bahia que visa a formação e qualificação profissional de jovens e trabalhadores para que atendam e se beneficiem do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado. De 2007 até agora, o Estado ampliou em mais de 1.100% a oferta de vagas de cursos técnicos de nível médio, pulando de 4.016 matriculados em 2006 para 50.498 em 2011. A meta é chegar a 84 mil pessoas beneficiadas com Educação Profissional na Bahia até 2014.

Podem se inscrever apenas pessoas que concluíram o ensino médio em escola pública até o ano de 2011. Estão sendo ofertadas vagas de 11 eixos tecnológicos. São 49 cursos como por exemplo: Administração, Agroindústria, Agroecologia, Biotecnologia, Logística, Comércio, Cooperativismo, Informática, Enfermagem, Meio Ambiente, Nutrição e Dietética, Manutenção Automotiva, Eletrotécnica, Mecânica, Edificações, Segurança do Trabalho e Desenho em Construção Civil.
Os cursos são ofertados em Centros Territoriais e Centros Estaduais de Educação Profissional da capital e interior. (veja lista)

Como fazer a inscrição

Ao acessar a página de inscrição, o candidato deve informar o número do CPF e fazer apenas uma opção de curso, indicando qual o Centro Territorial e Centro Estadual de Educação Profissional que quer estudar. Também deve apontar o turno de sua preferência e optar entre o primeiro e o segundo semestres de 2012.

Sorteio Eletrônico

As vagas serão distribuídas por sorteio eletrônico, uma forma democrática de acesso à EP na Bahia por garantir igualdade de oportunidade para todos. O sorteio será dia 13 de dezembro, às 15h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), localizado na Rua das Muriçocas, s/n, Paralela, em Salvador. O sorteio será transmitido por videoconferência e acompanhado por órgãos controladores do Estado, como o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, professores e será aberto para acompanhamento de estudantes, pais e mães.

Matrícula

A matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico ocorrerá dias 24 e 25 de janeiro de 2012. As pessoas contempladas deverão se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional para os quais se inscreveram. No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, histórico escolar, carteira de identidade, comprovante de residência e duas fotos três por quatro. O início das aulas está previsto para 7 de fevereiro de 2012.

Todos os candidatos inscritos serão sorteados e classificados. Mas só serão convocados para matrícula, os classificados de acordo com o número de vagas ofertadas para cada centro e unidade. Os candidatos contemplados no sorteio eletrônico para os cursos no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, ofertados pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, passarão por um teste de habilidade específica. O teste, de caráter eliminatório, será aplicado no próprio Centro durante o período de matrícula. Os estudantes já deverão se dirigir ao Centro com os documentos necessários, pois se aprovados no teste de habilidade específica efetivarão a matricula imediatamente após o teste.

Para mais informações

Portaria nº 9383 do Sorteio Eletrônico

Endereço dos Centros do Sorteio Eletrônico 2012

Descrição dos Cursos por Eixo Tecnológico do Sorteio Eletrônico 2012

Perguntas Frequentes


http://www.educacao.ba.gov.br/

http://www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com/

sorteio.suprof@educacao.ba.gov.br.

Calendário

26 comentários:

  1. Meu cpf não está indo, está mandando eu verificar o mesmo por favor alguém me ajude!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Caren Artes,

    boa tarde! Dúvidas deverão ser encaminhadas para o seguinte endereço de email: sorteio.suprof@educacao.ba.gov.br . A equipe técnica responsável terá todo cuidado em atendê-la.

    ResponderExcluir
  3. Olá O site esta com problemas pois está informando que houve um erro inesperado do sistema e não estou conseguindo me inscrever tem outros lugares para se escrever obrigada

    ResponderExcluir
  4. Por favor me ajude!!! Não estou conseguindo fazer a minha inscrição, quando eu clico na imagem para fazer a inscrição abre uma página dizendo: "Falha no carregamento da página" sendo que eu tenho net e que concigo carregar outras páginas.

    Att.Beatriz Braga

    ResponderExcluir
  5. estou fazendo CPA faltando 2 provas posso mim escrever?

    ResponderExcluir
  6. Jamile,

    as inscrições estão sendo feitas aqui pelo blog da Educação Profissional e pelo Portal da Educação:www.educacao.ba.gov.br. Tente usar os navegadores Mozilla ou Internet Explorer. Continue tentando.

    ResponderExcluir
  7. Adja,

    pode se inscrever quem já concluiu o ensino médio em escola pública até o ano de 2011 ou quem irá concluir até o final deste ano.

    ResponderExcluir
  8. Beatriz Braga,

    tente usar os navegadores Mozila Firefox ou Internet Explorer. Continue tentando!

    ResponderExcluir
  9. se o candidato for sorteado ele recebera uma ligacao avisado ou vai ser via email ?

    ResponderExcluir
  10. Ariene,

    os convocados para matrícula receberão notificação por email. Você também pode conferir o resultado no portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) ou no blog da Educação Profissional da Bahia (www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com), a partir das 18 horas.

    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  11. eu concluir o fundamental..e quero fazer o medio com o tecnico em meio ambiente...por favor me ajudem..o que faço pra me matricular..????? pelo amor de DEUS EU Ñ QUERO FICAR SEM ESTUDAR...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indy,

      pode sim. Para efetuar a matrícula tanto no ensino médio quanto no ensino médio integrado à educação profissional é preciso apresentar a seguinte documentação: originais e cópias do histórico escolar ou atestado de escolaridade, da Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade e comprovante de residência. Além disso, é obrigatório apresentação do CPF para os estudantes do ensino médio integrado à educação profissional.

      Educação profissional – Os cursos da educação profissional integrado ao ensino médio têm duração de quatro anos e é voltado para estudantes da rede pública. Ele assegura aos estudantes a formação, de maneira integrada, do ensino médio e da educação profissional.

      Excluir
  12. oi boa tarde!
    estou cursando o ultimo ano do ensino médio e gostaria de fazer minha matricula como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso você já tenha concluído o ensino médio, você deverá se inscrever no sorteio eletrônico, que é realizado na modalidade Prosub, ou seja, para quem já terminou o ensino médio em escola pública e quer voltar a fazer um curso técnico de nível médio.

      Provavelmente, as próximas inscrições serão realizadas no final deste ano. Nos acompanhe aqui pelo blog, pelo Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br, pelo twitter: @EPdaBahia, orkut: Educação Profissional da Bahia ou pelo Facebook: www.facebook.com.br/educacaoprofissionaldabahia , www.facebook.com.br/epdabahia para ficar bem informado.

      Boa Sorte!

      Excluir
  13. Quando eu clico par fazer a inscriçãopede a senha é o cpf como eu faço pra conseguir essa senha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A data para as inscrições para o sorteio eletrônico, dos cursos técnicos de nível médio, forma de articulação subsequente (para quem já terminou o ensino médio em escola pública) ainda não foi definida. Breve estaremos divulgando. Acompanhe aqui pelo Blog todos os detalhes e também no Twitter:@EPdaBahia, no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br ou no Facebook: www.facebook.com.br/epdabahia.

      Excluir
  14. QUERO SABER PORQUE FIQUEI NA RESERVA E SE VOU SER CONTEMPLADA DEPOIS?

    ResponderExcluir
  15. Sandra,

    quem ficou no cadastro de reserva será chamado se houver desistência e/ou desclassificação de candidatos que foram convocados. Os convocados pelo cadastro de reserva receberão uma notificação para o email informado no ato da inscrição sobre o período de matrícula.

    ResponderExcluir
  16. Eu concluir o ensino médio em 2005, perdi o meu histórico ,mas já pedir outro, posso levar o atestado até o histórico ficar pronto?

    ResponderExcluir
  17. Aldaci,

    Entre em contato com a unidade para a qual você foi sorteada para maiores informações. Não deixe de ir fazer a matrícula para não perder a vaga.

    ResponderExcluir
  18. gostaria de saber quando vai abrir a inscrições para 2014.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, boa tarde! As inscrições para o sorteio eletrônico dos cursos técnicos de nível médio serão abertas agora em janeiro. Nos acompanhe para ficar informado!

      Excluir
  19. gostaria de saber quando as inscrições para 2014 irão abrir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, boa tarde! As inscrições para o sorteio eletrônico dos cursos técnicos de nível médio serão abertas agora em janeiro. Nos acompanhe para ficar informado!

      Excluir
  20. gostaria de saber quando vai abrir a inscrições para 2014.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabricio Fal, boa tarde! As inscrições para o sorteio eletrônico dos cursos técnicos de nível médio da Rede Estadual de Educação Profissional estão abertas até o próximo dia 22/01. Acesse: http://www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com.br/2014/01/secretaria-da-educacao-abre-inscricoes_9559.html

      Excluir