Menu

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Estudantes realizam III Feira de Enfermagem no Nordeste de Amaralina

Os estudantes do curso Técnico em Enfermagem do Centro Estadual de Educação Profissional Carlos Correa de Menezes Santana (antigo Colégio Estadual), no bairro do Nordeste de Amaralina, promovem nesta quinta-feira (dia 16), a III Feira de Enfermagem, das 8h às 16h. Estão sendo prestados serviços para a comunidade como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, eletrocardiograma, além de orientações sobre diversos temas na área de saúde.

Durante o evento, palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis, diabetes e pressão alta serão ministradas pelos estudantes e por profissionais da área. A estudante Mônica de Jesus, 33, ministrará a palestra sobre gravidez na adolescência. “É importante falarmos sobre esse assunto. Atualmente existem métodos variados de prevenir a gravidez e muitas pessoas não têm acesso a essas informações. É fundamental que tenham”, disse. Os temas abordados nas palestras serão reforçados nos estandes de orientação que estarão distribuídos pela feira. Na oficina sobre primeiros socorros, a professora Priscilla Almeida vai mostrar como são realizados os procedimentos básicos para situações de emergência ideais para a espera do atendimento profissional adequado.

O vice-diretor, Luiz Henrique Teixeira, ressalta que esta é uma ação que possibilita uma integração ainda maior entre os estudantes e a comunidade e que ambos se beneficiam. Para ele, é uma oportunidade para os estudantes adquirirem ainda mais conhecimentos, além de colocarem em prática o que foi aprendido em sala de aula enquanto prestam os atendimentos. “A prática é essencial. Permite a eles um desenvolvimento ainda maior para o mundo do trabalho”, disse. Estas ações pedagógicas ressaltam o trabalho como princípio educativo e a intervenção social enquanto princípio pedagógico da Educação Profissional da Bahia.

PACTO PELA VIDA - A transformação do colégio em Centro Estadual de Educação Profissional foi mais uma ação do Pacto pela Vida que envolve setores como segurança e educação e visa melhor a qualidade de vida dos moradores e, inclusive, atende à reivindicação dos moradores do Nordeste de Amaralina.

A comunidade do Nordeste e do entorno do CEEP, como Santa Cruz, Boqueirão e Vale das Pedrinhas, já vem se beneficiando com prestações de serviços de saúde gratuitos realizados pelos estudantes e supervisionados pelos professores. No ambulatório instalado no centro, são realizados, nas terças e quintas, procedimentos como aplicação de medicamentos, desde que possuam a receita médica, curativos de pequeno porte e orientações para gestantes. O ambulatório possui equipamentos como desfibrilador e bomba de infusão. A infraestrutura viabiliza a realização de dez exames de eletrocardiograma por semana. Os estudantes do curso Técnico em Informática também prestam serviços gratuitos como manutenção de computadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário