Especialmente, no chamado “Novembro Negro”, as ações pedagógicas estimulam a reflexão sobre a cultura afro-brasileira e a luta contra o preconceito e discriminação etno-racial. Estas ações fazem parte da concepção de educação integral da Educação Profissional que forma pessoas humanas, trabalhadores e sujeitos de direitos, entre eles, o direito de não ser discriminado e de ter acesso aos conhecimentos relativos à história e cultura da sua etnia.
No Centro Territorial de Educação Profissional do Velho Chico, em Ibotirama, estudantes promovem hoje (dia 18), a partir das 18h, na Praça Ivis de Oliveira, a I Noite da Consciência Negra. Os estudantes pesquisaram a história da África e resolveram fazer um desfile com roupas características daquele continente para mostrar como estas influências foram incorporadas no cotidiano dos brasileiros.
No CETEP da Chapada da Diamantina, em Wagner, nesta sexta-feira (dia 18), a partir das 8h, os estudantes e professores sairão em passeata pelas ruas da cidade. Com cantigas de rodas e capoeira irão pedir respeito às diferenças. “As ações possibilitarão aos estudantes a oportunidade de terem um contato mais próximo com a cultura africana. A atividade contribui para a formação de cidadãos críticos e conscientes das suas origens,” afirmou Maria Cristina Mendes, professora e articuladora com o mundo do trabalho do CETEP da Chapada Diamantina.
No Colégio Antônio Carlos Magalhães, em Arraial D’Ajuda, amanhã (dia 19), os estudantes do curso técnico em Lazer irão comemorar a data com uma feijoada, comida que teve origem nas senzalas, quando os negros escravizados misturavam com feijão as carnes consideradas “menos nobres” e que eram descartadas pelos “senhores de engenho”. Já em Salvador, no dia 26, a partir das 14h, estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, participam do Cortejo das Áfricas. Saem do CEEP em caminhada pelas ruas dos bairros de Nazaré e Saúde. Com muita música, eles irão fazer uma alusão a profissões historicamente exercidas pelos negros, como a de pescadores. Por isso, o tema do Cortejo das Áfricas será “Minha jangada vai sair pro mar”.
Olá , meu nome é Luiz Carlos Rodrigues dos Santos Junior , não conclui o segundo grau ainda e gostaria de saber qual o curso que eu posso me inscrever, tipo o curso que eu saiu com dois certificado do 2º grau e o certificado do curso ?
ResponderExcluirESPERO RESPOSTA !
Junior,
ResponderExcluirvocê deve ficar atento ao período de matriculas e procurar uma unidade que oferte Educação Profissional Integrada. Esta forma de articulação contempla cursos técnicos integrados ao ensino médio que duram quatro anos e são voltados para quem terminou o ensino fundamental.