sexta-feira, 1 de julho de 2016

Secretário da Educação participa da abertura da SBPC nesta sexta

Foto: Claudonor Jr. - Ascom/Educação
O secretário da Educação da Bahia, Walter Pinheiro, participa da abertura da 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), nesta sexta-feira (1º), às 8h, no Campus X, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A SBPC Educação será realizada em Teixeira de Freitas até sábado (2) e as demais atividades acontecerão de 3 a 9, em Porto Seguro, com o tema Sustentabilidade, tecnologia e integração social’.

A SBPC é um dos principais fóruns voltados à difusão de avanços científicos e de discussão sobre políticas públicas para a Ciência e Tecnologia no país. Para Pinheiro é um privilégio para a Bahia sediar o evento e uma grande oportunidade para que os estudantes da rede estadual de ensino apresentem os projetos de iniciação científica desenvolvidos nas escolas.

“É muito importante o estudante poder apresentar o seu trabalho na SBPC. Acabar com aquela história que você só recebia experiências da SBPC vindas de cima para baixo. Agora nós temos a experiência de sair da sala de aula para quem está iniciando. Isso demonstra como a economia criativa, como a oportunidade de abrir a sala de aula para a Ciência e, portanto, para a escola pública recepcionar essas etapas é fundamental para estabelecer novas relações”, afirma Pinheiro, ao acrescentar que eventos como a SBPC “estimulam a vocação dos estudantes”.

Ao todo, estudantes de 61 escolas estaduais, sendo que 17 são escolas indígenas, irão apresentar, em Teixeira de Freitas e Porto Seguro, suas produções artísticas, culturais e científicas, selecionados no âmbito dos projetos promovidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a exemplo do Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Tempos de Arte Literária (TAL), Festival da Canção Estudantil (Face) e Produção de Vídeos Estudantis (Prove).

Programação
Em Teixeira de Freitas, na SBPC Educação, a programação inclui apresentação de boas-vindas com a participação de 36 professores indígenas da rede, do município de Prado, além de cursos formativos voltados para estes educadores, a exemplo de palestras e mesas redondas. O evento contará, também, com uma Aula Show sobre a história da música baiana, a ser ministrada pelo artista Paulinho Boca de Cantor.

Em Porto Seguro, a programação integra a ExpoT&C, SBPC Jovem, SBPC Cultural, SBPC Artes, SBPC Indígena e Dia da Família na Ciência. Além da participação de professores indígenas e da apresentação de 50 obras de artes visuais e fílmicas estudantis, também serão expostos 11 trabalhos científicos do projeto Ciência na Escola, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado com o objetivo de estimular o estudo da Ciência. Também serão promovidas oficinas de Ciência da Natureza, pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura. Além disso, peças de artesanato confeccionadas pelos professores indígenas e uma oca indígena estarão em exposição.

Fonte: Portal da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário