terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Secretaria realiza sorteio eletrônico para mais 11.580 vagas da Educação Profissional


Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação
Derijane dos Santos Tavares, 21 anos, moradora do Vale dos Lagos, em Salvador, foi uma das contempladas no sorteio eletrônico da Educação Profissional realizado pela Secretaria da Educação nesta terça-feira (dia 05), no Instituto Anísio Teixeira, s/n, Avenida Paralela. A oferta de vagas, que era inicialmente de 11.040, passou para 11.580 devido à grande procura. Foram 128.518 inscritas, um número recorde se comparado à 2012 que registrou 115.846 inscrições para a forma de articulação subsequente, ou seja, para jovens e trabalhadores como Derijane, que concluíram o ensino médio em escola pública, e voltam a estudar fazendo um curso técnico, sendo melhor preparados para uma inserção no mundo do trabalho. 

Os contemplados puderam escolher entre 51 cursos, dentre os quais: Técnico em Farmácia, em Cuidados de Idosos e em Produção de Moda, que estão sendo ofertados pela primeira vez na Rede Estadual. As aulas, previstas para 1º de abril, serão ministrados em 61 Centros Territorias (CETEP) e Centros Estaduais (CEEP) de Educação Profissional, de 62 municípios, nos 27 Territórios de Identidade.
Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação
Derijane Tavares foi contemplada para um dos cursos mais concorridos, Técnico em Enfermagem. “Estou muito feliz. Espero muito uma oportunidade de trabalho e este curso vai ser uma porta aberta na minha vida. Eu estou desempregada, nunca trabalhei, nunca tive uma chance e sempre quis fazer o Técnico em Enfermagem. Este curso é o meu desejo, é o meu sonho que começou hoje a se realizar”, comemora.

Dona Maria Lúcia de Jesus, 50 anos, também foi contemplada. Vai fazer o curso técnico em Secretaria Escolar. Não escondeu o entusiasmo por poder voltar a estudar depois de seis anos fora da escola. “Estou desempregada. Na vida aprendi a ser auxiliar de secretaria, por isso resolvi me inscrever neste curso. Eu estou muito feliz. Tenho fé de que vou aprender muito mais e voltar a trabalhar”, emociona-se ao abraçar a filha Bárbara, 28, que a acompanhou. “É maravilhoso ver minha mãe recomeçar”, festeja.

Candidatos acompanharam a realização do sorteio eletrônico no IAT e também nas salas das 33 Direc espalhadas pelo interior, para onde o processo foi transmitido por videoconferência. O sorteio, por ser eletrônico, não tem interferência humana evitando assim a “meritocracia” e é auditado por órgãos controladores do Estado como Ministério Público e Ouvidoria Geral do Estado. A procuradora do Estado, 
Maristela Barbosa Santos Cicerelli, salientou a importância da transparência do processo que permite a igualdade de condições para o ingresso. A grande procura por vagas demonstra o sucesso da Educação Profissional no Estado da Bahia e o sorteio eletrônico é uma forma de assegurar os princípios da igualdade e da impessoalidade na prestação do serviço público", acredita.

O secretário da Educação Osvaldo Barreto e o superintendente da Educação Profissional Almerico Lima, presentes no IAT, comemoraram os resultados que vêm sendo obtidos. Em 2007, eram apenas 4.016 pessoas matriculados em cursos técnicos de nível médio na Rede Estadual que já registrava no final de 2012 mais de 60 mil jovens e trabalhadores beneficiados. “O sentido da Educação Profissional é ter a capacidade, a mobilidade para ofertar cursos que a dinâmica econômica do Estado requer, aumentando a possibilidade de empregabilidade das pessoas que fazem esses cursos. A gente tem consciência de que a oferta ainda é muito pouca, mas representa um esforço enorme do Estado que já oferta Educação Profissional em todos os Territórios de Identidade”, afirmou.

Para o professor Almerico Lima, os jovens e trabalhadores estão “antenados”, ou seja, percebem as oportunidades existentes no mundo do trabalho, decorrentes de demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado. “Não à toa, em Salvador, os cursos de Edificações, Eletromecânica e Nutrição estão entre os mais procurados. Estes são cursos que respondem ao boom imobiliário e às demandas da Copa 2014. No interior, foram mais procurados os cursos de Segurança no Trabalho, Enfermagem e Logística, atestando, de um lado, o grande número de oportunidades geradas por grandes obras e, por outro, a expansão da saúde pública para o interior da Bahia”, destacou.

O superintende acrescentou que o número de inscrito reflete o grau de confiança que a sociedade deposita na Rede Estadual de Educação Profissional. “Isso nos deixa muito felizes porque o Governo do Estado está investindo desde 2007 para que tenhamos uma Escola Pública de Qualidade, uma educação pública de qualidade e possamos contribuir, por meio da Educação Profissional, para a formação de sujeitos trabalhadores”, comemora.

PRONATEC – Durante o sorteio eletrônico, o professor Almerico Lima, apresentou uma novidade. Disse que o banco de dados dos não contemplados no atual sorteio foi direcionado para cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e para outros cursos gratuitos que demandem a escolaridade de ensino médio, sempre seguindo a ordem do sorteio. “Isso significa que estas pessoas poderão ser convocadas para fazer cursos de qualificação sempre que houve disponibilidade de vagas. É uma forma de reconhecer e atender o esforço de quem procura a Educação Profissional pública, inclusive nos anos anteriores”, afirmou.

Cursos mais procurados

Os cursos mais concorridos na capital foram Administração, para o turno noturno, com 155,9 candidatos por vaga e Edificações, com 142,4 candidatos por vaga, também do turno noturno, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira (CEEP), seguido do curso de Eletromecânica, noturno, com 93,9 candidatos por vaga, ofertado pelo CEEP em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira. Outros cursos, como Nutrição e Dietética, Enfermagem, Análises Clínicas e Secretaria Escolar registraram mais de 50 candidatos por vaga. No interior, o curso mais concorrido foi o de Petroquímica, noturno, com 61,4 por vaga, no Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana (CETEP), em Camaçari. Nas 2ª e 3ª colocações ficaram os cursos de Segurança no Trabalho do CETEP do Litoral Norte e Agreste Baiano, em Alagoinhas, e do CEEP em Saúde Adélia Teixeira, de Vitória da Conquista, com 52,4 e 51,2 candidatos por vagas, respectivamente. No CETEP da RMS, o curso de Mecatrônica, noturno, registrou 50,9 candidatos por vaga.

Dentre os Centros que também registraram grande procura pelos cursos que ofertam, estão: o CEEP em Saúde e Tecnologia da Informação Carlos Correa de Menezes S´Antana, no Nordeste de Amaralina, o CEEP em Saúde Anísio Teixeira, na Caixa D'água e o CEEP em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaías Alves, no Barbalho, todos em Salvador. No interior, destacam-se, ainda, o CEEP Áureo de Oliveira Filho, em Feira de Santana e o CETEP do Sisal, em Serrinha.

Matrícula

A matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico ocorrerá nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2013. As pessoas contempladas deverão se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional para os quais se inscreveram. No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, duas fotos três por quatro e histórico escolar. Só serão aceitos Atestados de Conclusão de cursos para os alunos concluintes do ensino médio no ano letivo de 2012. O início das aulas para quem for contemplado no primeiro semestre está previsto para 1º de abril ou de acordo com o calendário do Centro ou unidade. O início das aulas dos candidatos contemplados no sorteio eletrônico para o segundo semestre de 2013 obedecerá ao calendário letivo específico definido pela Secretaria de Educação em Portaria de Matrícula.

Todos os candidatos inscritos serão sorteados e classificados. Mas só serão convocados para matrícula, os classificados de acordo com o número de vagas ofertadas para cada centro e unidade. Os candidatos contemplados no sorteio eletrônico para os cursos no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, ofertados pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, passarão por um teste de habilidade específica. O teste, de caráter eliminatório, será aplicado no próprio Centro durante o período de matrícula. Os estudantes já deverão se dirigir ao Centro com os documentos necessários, pois se aprovados no teste de habilidade específica efetivarão a matricula imediatamente após o teste.



CRONOGRAMA 2013
1.     Sorteio Eletrônico – INSCRIÇÃO
09 a 23 de janeiro de 2013
2.     Sorteio Eletrônico - REALIZAÇÃO
05 de fevereiro de 2013
3.     Sorteio Eletrônico – CONFIRMAÇÃO
25 e 26 de fevereiro de 2013
4.     Início do Período Letivo
01 de Abril de 2013








Para mais informações
www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com

66 comentários:

  1. Gostaria de saber se o resultado do sorteio, vai ser divulgado no portal ?
    Muito obrigada pela atenção. Rute

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rute Alves,

      confira aqui no Blog da EP, clicando no banner "Resultado do Sorteio Eletrônico 2013". Boa Sorte!

      Excluir
  2. Não consigo ver o meu resultado! quando estará disponível para visualização?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gleicev Vitoria,

      confira aqui no Blog da EP, clicando no banner "Resultado do Sorteio Eletrônico 2013". Boa Sorte!

      Excluir
  3. O RESULTADO DO SORTEIO AINDA NÃO FOI PUBLICADO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neilton Reis,

      a lista já está diponível. Confira aqui no Blog da EP, clicando no banner "Resultado do Sorteio Eletrônico 2013". Boa Sorte!

      Excluir
  4. E quem não acompanhou o sorteio eletrônico e nem a conferencia como vai saber que foi sorteado?

    ResponderExcluir
  5. Eu não estava presente no sorteio, como faço pra saber se eu fui contemplado ?

    ResponderExcluir
  6. onde ENCONTRO A LISTA DOS CONTEMPLADOS?

    ResponderExcluir
  7. O meu aqui ta reserva, o que seria isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge,

      quem ficou no cadastro de reserva será chamado se houver desistência e/ou desclassificação de candidatos que foram convocados. Nestes caso, será enviado uma notificação para o email informado por você no ato da inscrição.

      Excluir
  8. como faço pra saber si fui sorteado?

    ResponderExcluir
  9. Boa noite! Como posso ver a relação dos selecionados para Vitoria da Conquista?
    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. confira aqui no Blog da EP, clicando no banner "Resultado do Sorteio Eletrônico 2013". Logo após, deverá selecionar o arquivo "vitória_da_conquista.pdf". Boa Sorte!

      Excluir
  10. Já tem a lista de todos os aprovados? Onde posso localizar?

    Atenciosamente,

    Isabele Barbosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabela Barbosa,

      confira aqui no Blog da EP, clicando no banner "Resultado do Sorteio Eletrônico 2013". Boa Sorte!

      Excluir
  11. BOA NOITE.
    GOSTARIA DE SABER QUANDO SAI OS NOMES DOS CANDIDATOS DO SORTEIO ELETRÔNICO.
    NA LISTA DE SELECIONADOS.AINDA HOJE ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Florisvaldo Junior,

      confira aqui no Blog da EP, clicando no banner "Resultado do Sorteio Eletrônico 2013". Boa Sorte!

      Excluir
  12. Respostas
    1. Dakele Jeito,

      confira aqui no Blog da EP, clicando no banner "Resultado do Sorteio Eletrônico 2013". Boa Sorte!

      Excluir
  13. como faço para ver a lista de contemplados no curso de segurança do trabalho em Alagoinhas?
    email: jeaneamore@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeane dos Santos,

      você pode conferir o resultado das inscrições por município, aqui mesmo no Blog da EP, clicando no banner "Resultado do Sorteio Eletrônico 2013". Boa Sorte!

      Excluir
  14. como eu posso ver se eu fui selecionado

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. João Paulo Nevees, quem ficou no cadastro de reserva será chamado se houver desistência e/ou desclassificação de candidatos que foram convocados. Nestes caso, será enviado uma notificação para o email informado por você no ato da inscrição.

      Excluir
  16. como faço para saber o resultado do sorteio?

    ResponderExcluir
  17. onde eu acesso a lista dos contemplados ?

    ResponderExcluir
  18. Pessoal!!! O resultado do sorteio eletrônico da Educação Profissional já está disponível. Vocês podem conferir o resultado aqui no Blog da EP. É só clicar no banner "Resultado Sorteio Eletrônico 2013". Também é possível conferir o resultado das inscrições no Portal Educação: www.educacao.ba.gov.br

    Boa Sorte!!

    ResponderExcluir
  19. qual a duração dos cursos?fui contemplada em tec. em biocombustiveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Narjara Prates,

      os cursos têm duração de dois anos.

      Excluir
  20. Eu fui contemplado, onde faço minha inscrição? qual é o numero do telefone do CEEPTIC?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isseki,

      a matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico ocorrerá nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2013. Você deverá se dirigir ao Centro para o qual se inscreveu. No ato da matrícula, deverá apresentar as cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, duas fotos três por quatro e histórico escolar.

      Só será aceito Atestado de Conclusão de curso para os estudantes concluintes do ensino médio no ano letivo de 2012. O início das aulas para quem for contemplado no primeiro semestre está previsto para 1º de abril ou de acordo com o calendário do Centro ou unidade.

      O início das aulas dos candidatos contemplados no sorteio eletrônico para o segundo semestre de 2013 obedecerá ao calendário letivo específico definido pela Secretaria de Educação em Portaria de Matrícula.

      Segue contato do CEEP em Tecnologia, Informação e Comunicação, em Laura de Freitas: (71) 3288-2387

      Excluir
    2. Boa tarde nao entedi esta parte do historico escolar,Só será aceito Atestado de Conclusão de curso para os estudantes concluintes do ensino médio no ano letivo de 2012?

      Excluir
    3. Muito obrigado, procurei bastante na internet e não tinha consigo o número, abraços.

      Excluir
    4. Natan Lucas,
      Natan Lucas,

      isso mesmo: só serão aceitos Atestados de Conclusão de cursos para os estudantes concluintes do ensino médio no ano letivo de 2012. Quem concluiu o ensino médio nos anos anteriores deverá apresentar o histórico escolar.

      É importante não esquecer cópias e originais dos demais documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência. É preciso levar duas fotos três por quatro.

      Excluir
  21. Gostaria de saber qual é a duração do curso de Técnico em Informática para o qual fui selecionada...

    ResponderExcluir
  22. Olá, recebi um email confirmando que passei no sorteio. Esta sendo realmente enviado email de confirmação ? Alguém mais recebeu ?

    ResponderExcluir
  23. Estou no meu último ano do ensino médio, fui contemplada, poderei cursar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Galera da 2 de Julho,

      no ato da matrícula o estudante tem que comprovar que concluiu o ensino médio em escola pública até o ano de 2012. O sorteio eletrônico é realizado na modalidade Prosub, ou seja, para quem já terminou o ensino médio em escola pública e quer voltar a fazer um curso técnico de nível médio.

      Excluir
  24. Olá amigos!
    Fiquei na reserva. Há necessidade, ou mesmo é de bom tom eu ir no dia da matricula para verificar se surgirá uma vaga? Ou a convocação dos reservas se dará nos dias seguintes ao da matricula?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ad@1LtoN,

      os estudantes que ficaram no cadastro de reserva só serão chamados se houver desistência e/ou desclassificação de candidatos que foram convocados. Neste caso, o estudante receberá uma notificação por email. Boa Sorte!

      Excluir
  25. Eu fiquei na reserva, e como faço pra saber se alguém desistiu ?? eles me avisam ?? e como avisam ??
    Obrigado !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica, os estudantes que ficaram no cadastro de reserva só serão chamados se houver desistência e/ou desclassificação de candidatos que foram convocados. Neste caso, o estudante receberá uma notificação por email. Boa Sorte!

      Excluir
  26. Ligo pra esse número (71) 3288-2387 e cai em uma contabilidade e diz que nunca ouvir falar do CEEPTIC.


    Duplicidade de Linha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isseki,

      confira neste link os contatos do CEEP em Tecnologia da Informação e Comunicação, em Lauro de Freitas: http://www.sec.ba.gov.br/suprof/arquivos/contatos_centros_sorteio_eletronico2013.pdf

      Excluir
  27. Olá!
    Fui contemplada com o curso de TECNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL, gostaria de saber quanto tempo dura o curso, como vai ser a prova aplicada no dia da matricula e se preciso levar algum instrumento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mile Pinheiro,

      o curso tem duração de dois anos e não é necessário levar nenhum instrumento para realizar o teste de habilidade. O teste, de caráter eliminatório, será aplicado no próprio Centro durante o período de matrícula que será realizada nos dias 25 e 26 de fevereiro.

      É importante que você compareça ao Centro com os documentos necessários, pois se aprovada no teste de habilidade específica efetivará a matricula imediatamente após o teste.

      Boa Sorte!

      Excluir
  28. Quero muito fazer o curso mais estou com medo desse teste... tem como vc me dizer exatamente"o que é" esse teste???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mile,

      você pode tirar esta dúvida, sobre como será aplicado o teste de habilidade específica, entrando em contato com a direção do Centro. Confira neste link o contato: http://www.sec.ba.gov.br/suprof/arquivos/contatos_centros_sorteio_eletronico2013.pdf

      Boa Sorte!

      Excluir
  29. Olá, gostaria de saber se estar mesmo sendo enviado email confirmando, a aprovaçao do candidato ao curso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lais Bomfim,

      Confira aqui no blog da EP a relação dos estudantes contemplados no sorteio eletrônico. É só clicar no banner ao lado " Resultado do Sorteio Eletrônico 2013".

      Matrícula

      A matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico ocorrerá nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2013. As pessoas contempladas deverão se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional para os quais se inscreveram.

      No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, duas fotos três por quatro e histórico escolar. Só serão aceitos Atestados de Conclusão de cursos para os alunos concluintes do ensino médio no ano letivo de 2012. O início das aulas para quem for contemplado no primeiro semestre está previsto para 1º de abril ou de acordo com o calendário do Centro ou unidade.

      O início das aulas dos candidatos contemplados no Sorteio Eletrônico para o segundo semestre de 2013 obedecerá ao calendário letivo específico definido pela Secretaria de Educação em Portaria de Matrícula.

      Os estudantes que ficaram no cadastro de reserva só serão chamados se houver desistência e/ou desclassificação de candidatos que foram convocados. Neste caso, o estudante receberá uma notificação por email. Boa Sorte!

      Excluir
  30. Olá gostaria de saber se ainda este ano irá ter mais vagas para o curso de TECNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL , e se no local onde ele será realizado posso fazer esse curso PAGANDO uma mensalidade

    ResponderExcluir
  31. gostaria de saber se terá um novo sorteio para novas vagas no segundo semestre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline Souza,

      boa tarde! Provavelmente, as inscrições para o sorteio eletrônico dos cursos técnicos da Educação Profissional serão iniciadas no final do segundo semestre deste ano. Acompanhe todas informações aqui no blog da EP, no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br, no Twitter: @EPdaBahia ou pelo Orkut: Educação Profissional da Bahia.

      Excluir
  32. Olá gostaria de saber se esse ano ainda haverá inscrição para o curso de tecnico em instrumento musical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinícius,

      Bom dia! As inscrições para o sorteio eletrônico geralmente ocorrem no final do segundo semestre entre os meses de novembro e dezembro. Acompanhe a divulgação sobre todo o processo aqui no blog da EP ou no portal da Educação.

      Excluir
  33. olá boa tarde gostaria de saber quando vocês ião começar a entrar em contatos com as pessoas que ficaram na reserva obriga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roseane Souza,

      os estudantes que ficaram no cadastro reserva, serão chamados caso haja desistência e/ou desclassificação dos estudantes convocados. Neste caso, será enviado uma notificação para o email cadastrado no ato da inscrição. Boa Sorte!

      Excluir
  34. Olá, gostaria de saber se existe algum tipo de auxilio permanência para o aluno. Como moro longe da escola onde fui lotado e estou desempregado, existe a ameaça de por essa força maior eu ser obrigado a abandonar o curso. Tenho enorme interesse em concluir, haja vista que o mesmo tem grande potencial para alavancar minha carreira profissional, todavia, temo ser obrigado, por conta da capacidade financeira limitada, a ter o sonho limado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel,

      os estudantes da Rede Pública Estadual são beneficiados com material didático, fardamento e merenda escolar. Não desista do seu sonho!

      Excluir
  35. Ola, Quando iniciara o primeiro Semestre em Vitória Da Conquista?


    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As aulas na Rede Estadual de Educação iniciam amanhã, dia 03/04. Boa Sorte!

      Excluir
  36. sera aberta inscrições para 2014? se sim, quando sera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helio, boa tarde! As inscrições para o sorteio eletrônico dos cursos técnicos de nível médio serão abertas agora em janeiro. Nos acompanhe para ficar informado!

      Excluir