terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Secretaria realiza hoje o sorteio eletrônico da Educação Profissional para mais de 128 mil candidatos inscritos


A Secretaria da Educação registrou um número recorde de inscrições para o sorteio eletrônico da Educação Profissional que acontecerá nesta terça-feira (dia 05), às 15h, no Instituto Anísio Teixeira, s/n, Avenida Paralela, em Salvador. Foram 128.518 inscritos que vão concorrer a 11.040 vagas. Estas vagas são destinadas a egressos da escola pública que já concluíram o ensino médio e terão, ainda a partir do dia 1º de abril, a oportunidade de voltar às salas de aula e fazer um curso técnico de nível médio na forma de articulação subsequente. A oferta de 51 cursos, contempla 61 Centros Territorias (CETEP) e Centros Estaduais (CEEP) de Educação Profissional localizados em 62 municípios dos 27 Territórios de Identidade. 



O crescimento em relação a 2012 é expressivo: saltou de 115.846 para 128.518 inscritos. O número de vagas ofertadas foi ampliado em 48,7%, passando de 7.844 para 11.040 vagas. Além disso, novos cursos estão sendo ofertados: Técnico em Farmácia, Técnico em Cuidados de Idosos e Técnico em Produção de Moda. Todos são cursos de longa duração que dão o direito ao diploma de Técnico de Nível Médio, de validade nacional, aprovados pelo Conselho Estadual de Educação e pelo Ministério da Educação. Os dados dos inscritos revelam muito sobre como jovens e trabalhadores percebem a oferta de oportunidades no mundo do trabalho e também como avaliam os centros de educação profissional da rede estadual de ensino.


Procura e concorrência

Em Salvador, dentre os cursos mais procurados estão: Edificações, Eletromecânica e Nutrição, cursos que respondem ao boom imobiliário e às demandas da Copa. Já no interior, foram mais procurados os cursos de Segurança no Trabalho, Enfermagem e Logística, atestando, de um lado, o grande número de oportunidades geradas por grandes obras e, por outro, a expansão da saúde pública para o interior da Bahia.

Os cursos mais concorridos na capital foram Administração, para o turno noturno, com 155,9 candidatos por vaga e Edificações, com 142,4 candidatos por vaga, também do turno noturno, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira (CEEP), seguido do curso de Eletromecânica, noturno, com 93,9 candidatos por vaga, ofertado pelo CEEP em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira. Outros cursos, como Nutrição, Enfermagem, Análises Clínicas e Secretaria Escolar registraram mais de 50 candidatos por vaga. No interior, o curso mais concorrido foi o de Petroquímica, noturno, com 61,4 por vaga, no Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana (CETEP), em Camaçari. Na 2ª e 3ª colocação, ficaram os cursos de Segurança no Trabalho do CETEP do Litoral Norte e Agreste Baiano (Alagoinhas) e do CEEP em Saúde Adélia Teixeira (Vitória da Conquista), com 52,4 e 51,2 candidatos por vagas, respectivamente. No CETEP da RMS, o curso de Mecatrônica, noturno, registrou 50,9 candidatos por vaga.  


Em termos de número de inscritos por Centro, além dos já citados destacam-se, em Salvador, o CEEP em Saúde e Tecnologia da Informação Carlos Correa de Menezes S´Antana (Nordeste de Amaralina), o CEEP em Saúde Anísio Teixeira (Caixa d'água), o CEEP em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaias Alves (Barbalho). No interior, além dos já citados, destacam-se o CEEP Áureo de Oliveira Filho (Feira de Santana) e o CETEP do Sisal, em Serrinha.
O superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, avalia como muito positiva a procura. “A grande procura pelo sorteio eletrônico só reflete na sociedade o reconhecimento deste esforço do Estado em oferecer cursos técnicosde qualidade gerando maiores oportunidades para que nossos jovens e trabalhadores tenham uma inserção cidadã no mundo do trabalho. E este ano teremos uma novidade: direcionaremos o banco de dados dos não contemplados no atual sorteio para cursos do Pronatec e para outros cursos gratuitos que demandem a escolaridade de ensino médio, sempre seguindo a ordem do sorteio. É uma forma de reconhecer e atender o esforço de quem procura a educação profissional pública, inclusive nos anos anteriores”, afirmou.


Nesse sentido, o superintendente apontou que o Estado investe cerca de R$ 50 milhões por ano do próprio tesouro e está firmando cada vez mais parcerias com o Governo Federal e outras instituições para beneficiar 84 mil jovens e trabalhadores até 2014 com Educação Profissional. “Saltamos de 4.016 vagas em 2006 para mais de 60 mil em 2012. O Estado está investindo quantitativa e qualitativamente na Rede Estadual de Educação Profissional para alcançar estes resultados. Um dos exemplos é a formação de professores. Muitos estão fazendo mestrado e mais de 1.600 foram contemplados com especializações”, destacou. 

Sorteio Eletrônico

O sorteio eletrônico será transmitido por videoconferência e acompanhado por órgãos controladores do Estado, como o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, professores e será aberto para acompanhamento de estudantes, pais e mães. Não será realizado Sorteio Eletrônico para os cursos cuja demanda de candidatos seja inferior ao número de vagas ofertadas. O sorteio eletrônico é uma forma democrática de acessar a Educação Profissional evitando a chamada “meritocricia”. Possibilita que todos os inscritos concorram em igualdade de condições às vagas ofertadas.

Matrícula

A matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico ocorrerá nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2013. As pessoas contempladas deverão se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional para os quais se inscreveram. No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, duas fotos três por quatro e histórico escolar. Só serão aceitos Atestados de Conclusão de cursos para os alunos concluintes do ensino médio no ano letivo de 2012. O início das aulas para quem for contemplado no primeiro semestre está previsto para 1º de abril ou de acordo com o calendário do Centro ou unidade. O início das aulas dos candidatos contemplados no Sorteio Eletrônico para o segundo semestre de 2013 obedecerá ao calendário letivo específico definido pela Secretaria de Educação em Portaria de Matrícula.

Todos os candidatos inscritos serão sorteados e classificados. Mas só serão convocados para matrícula, os classificados de acordo com o número de vagas ofertadas para cada centro e unidade. Os candidatos contemplados no sorteio eletrônico para os cursos no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, ofertados pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, passarão por um teste de habilidade específica. O teste, de caráter eliminatório, será aplicado no próprio Centro durante o período de matrícula. Os estudantes já deverão se dirigir ao Centro com os documentos necessários, pois se aprovados no teste de habilidade específica efetivarão a matricula imediatamente após o teste.

Para mais informações

www.educacao.ba.gov.br

www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com
  
CRONOGRAMA 2013
1.     Sorteio Eletrônico – INSCRIÇÃO
09 a 23 de janeiro de 2013
2.     Sorteio Eletrônico - REALIZAÇÃO
05 de fevereiro de 2013
3.     Sorteio Eletrônico – CONFIRMAÇÃO
25 e 26 de fevereiro de 2013
4.     Início do Período Letivo
01 de Abril de 2013
 



20 comentários:

  1. Onde estão os resultados.
    rodri367@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. O resultado sai que horas e na onde podemos olhar..

    ResponderExcluir
  3. Existirá alguma lista? Em quanto tempo?

    ResponderExcluir
  4. quero saber se fui aprovado no sorteio eletronico de 05/02/2013 como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeanderson Souza,

      aqui mesmo no blog da EP você pode conferir o resultado. É só clicar no banner "Resultado Sorteio Eletrônico 2013". Boa Sorte!

      Excluir
  5. onde consigo o resultado do sorteio eletrônico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dener Barbosa,

      você pode conferir o resultado aqui no Blog da EP. É só clicar no banner "Resultado Sorteio Eletrônico 2013". Boa Sorte!

      Excluir
  6. e quem ficou em reseva o que faz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronald Ferreira,

      quem ficou no cadastro de reserva será chamado se houver desistência e/ou desclassificação de candidatos que foram convocados. Os convocados pelo cadastro de reserva receberão uma notificação para o email informado no ato da inscrição sobre o período de matrícula.

      Excluir
  7. eu consegui ver o meu resultado mas minha irma nao consegui pois ele esqueceu a senha e nao estah no email dela este foi o site http://www3.sec.ba.gov.br/sisec/sorteio/login.seam

    ResponderExcluir
  8. a lista esta aqui http://escolas.educacao.ba.gov.br/resultado-sorteioeletronico

    ResponderExcluir
  9. não estou conseguindo ver a lista quero ver se meu nome esta la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelly Barbosa,

      você pode conferir o resultado aqui no Blog da EP. É só clicar no banner "Resultado Sorteio Eletrônico 2013". Boa Sorte!

      Excluir
  10. não achei o curso em que me inscrevi, técnico em cozinha. Houve algum curso que não teve sorteio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milena,

      tente novamente! Todos os cursos foram sorteados. Os contemplados puderam escolher entre 51 cursos, dentre os quais: Técnico em Farmácia, em Cuidados de Idosos e em Produção de Moda, que estão sendo ofertados pela primeira vez na Rede Estadual.

      Excluir
  11. Quem ficou com cadastro reserva tem que fazer a inscrição no dia 25 de fevereiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marli Rose,

      boa tarde! Os estudantes que ficaram no cadastro de reserva só serão chamados se houver desistência e/ou desclassificação de candidatos que foram convocados. Neste caso, o estudante receberá uma notificação por email. Boa Sorte!

      Excluir
  12. FLAVIO ANDRADE

    O QUE ACONTECE COM AS PESSOAS QUE FICARAM NA RESERVA?

    ResponderExcluir
  13. Flávio,

    Bom dia! boa tarde! Os estudantes que ficaram no cadastro de reserva só serão chamados se houver desistência e/ou desclassificação de candidatos que foram convocados. Neste caso, o estudante receberá uma notificação por email. Boa Sorte!

    ResponderExcluir