quarta-feira, 21 de julho de 2010

CETEP do Oeste Baiano é destaque no ENEM

O Centro Territorial de Educação Profissional do Oeste Baiano, em Barreiras, foi um dos destaques no desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por escola 2009. O CETEP foi a unidade da Rede Estadual de Educação com maior pontuação no Oeste da Bahia. Os 35 estudantes que participaram da avaliação obtiveram 548,01 de média nas provas objetiva e de redação.

O CETEP do Oeste Baiano tem 1.147 estudantes matriculados nos cursos técnicos de nível médio em Agropecuária (Modalidade Ensino Médio Integrado à Educação Profissional), Comércio (Modalidade Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Proeja), Informática (Modalidade Ensino Médio Integrado à Educação Profissional) e Enfermagem (Modalidade Subsequente).

O CETEP também oferece aulas do arco saúde do Programa Projovem Urbano/Trilha que beneficia 136 jovens e trabalhadores. Além de Barreiras, o CETEP também atende estudantes dos municípios de: Angical, Baianópolis, Buritirama, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Mansidão, São Desidério e Wanderley.

EXTENSÃO - Para atender ainda mais às demandas de Educação Profissional no Território do Oeste Baiano, o governo do Estado criou uma extensão do CETEP que funciona em Formosa do Rio Preto. Na extensão estão matriculados 117 estudantes nos cursos técnicos de nível médio em Agropecuária e Informática.

INVESTIMENTOS - O CETEP Oeste Baiano foi beneficiado com recursos da ordem de R$ 2.900.255,06 este ano, fruto do convênio Brasil Profissionalizado assinado entre o Governo do Estado e Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os recursos estão sendo investidos na ampliação da unidade, envolvendo desde projetos arquitetônicos e estruturais, a projetos complementares de elétrica, hidráulica e esgoto. A unidade escolar também contará com programação visual, que envolve sinalização para cada laboratório indicando os cursos.

LABORATÓRIOS - Um dos grandes investimentos está sendo feito na construção dos laboratórios de Informática, Enfermagem, Recursos Naturais e Comércio. Com piso de alta resistência, específicos para o ambiente, os laboratórios já estão sendo construídos e terão paredes revestidas e feito dentro dos padrões para o funcionamento das unidades. A previsão é a de que as obras, realizadas pela SUCAB, sejam concluídas nos próximos três meses.

Mais sobre o CETEP do Oeste Baiano


O Centro Territorial de Educação Profissional do Oeste Baiano, em Barreiras, foi criado pela portaria 8677/09 de 17 de abril de 2009, sendo uma transformação da já existente Escola Estadual Agrotécnica Geraldo Rocha e da fusão do antigo Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães. A transformação da Escola Agrotécnica em CETEP faz parte da implantação do Plano de Educação Profissional da Bahia que visa investir, de forma contínua e sistemática, na formação de jovens e trabalhadores/as baianos/as, preparando-os/as para o mundo do trabalho.

17 comentários:

  1. É preciso contuar transtornando a educação do Oeste da Bahia, pois assim a região só tem a engrandecer. O setep está de parabéns pela a boa nota dos alunos no ENEM 2010, o que comprova a qualidades de todos que estão à frente do ensino na instituirão.

    ResponderExcluir
  2. O IFBA-Campus Barreiras, foi o 1º lugar no enem 2009 e o 4º lugar na Bahia.


    1. Colégio Militar de Salvador - 692,09
    2. IFBA - Campus de Simões Filho - 690,08
    3. IFBA - Campus de Salvador - 682,55
    4. IFBA - Campus de Barreiras - 667,25
    5. IFBA - Campus Vitória da Conquista - 648,21
    6. IFBA - Campus Eunápolis - 613,55
    7. IFBA - Campus Valença - 593,60

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao IFBA pelo excelente desempenho. O CETEP Oeste também é motivo de orgulho por ter sido a unidade da Rede Estadual de Educação com maior pontuação no Enem no Oeste da Bahia.

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  4. ja acabou as descrições do CETEP?

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber quando inicia as inscrições para o curso tecnico em enfermagem para 2011...

    ResponderExcluir
  6. Olá, Paty!

    Como vai? É provável que as inscrições para o sorteio eletrônico dos cursos técnicos de nível médio, forma de articulação subsequente (para quem já concluiu o ensino médio), sejam iniciada ainda neste mês de novembro. Acompanhe todos os detalhes aqui no blog da EP e no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br

    Att,

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  7. flavia... oi mim dis por favor quando comesará o curso tecnico de enfermagem??

    ResponderExcluir
  8. que dia comesará o curso de tecnico de enfermagem?

    ResponderExcluir
  9. Olá, Flávia!

    Os convocados no sorteio eletrônico devem efetuar a matrícula nos dia 24 e 25 de janeiro de 2011. As aulas de todos os cursos, inclusive, o Técnico em Enfermagem devem começar no dia 7 de fevereiro de 2010.

    Att,

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  10. OLá, sou um dos contemplador para o curso de ELETROMECANICA, vou cuursar em BRUMADO e estou em dúvida com relação a matricula, a data certa, o local la em BRUMADO e outra coisa, qual será a duração desse curso que fui contemplado ??

    Herculano M. Junior

    ResponderExcluir
  11. Júnior,


    A matrícula 2011 começa no dia 24 e 25 de janeiro e será feita no centros ou unidade escolar para onde você foi convocado e no turno que pleiteou a vaga.

    Para efetivar a matrícula, você deverá apresentar os seguintes documentos: Cópias e originais do CPF, Histórico Escolar, Cédula de Identidade, duas fotos ¾ e comprovante de residência, para atestar o endereço de inscrição.

    Adm Blog.

    ResponderExcluir
  12. oi,gostaria de saber quais as pessoas que foram comtempladas pelo sorteio para o curso de enfermagem 2011


    andréia

    ResponderExcluir
  13. Deia,

    para você ter acesso a lista dos contemplados para os cursos técnicos de nível médio, acesse a lista em pdf, pelo link: http://www.sec.ba.gov.br/classificadosInternet.pdf

    Adm Blog.

    ResponderExcluir
  14. Como pegar minha certificação de ensino médio, obtida através do enem 2010?

    ResponderExcluir
  15. Prezado Bruno,


    para você obter o certificado de conclusão do ensino médio pelo ENEM deverá procurar a CPA da sua cidade. Em Barreiras fica no Colégio Estadual Profº Folk Rocha (Col. Est. Osvaldo Cruz), Rua Professor José Seabra de Lemos, s/n - Centro - Tel. (77) 3611-6497 / 3612-5303.

    Qualquer dúvida, você deve pode entrar em contato conosco que remetemos o seu email para Sudeb, Superitendência de Desenvolvimento da Educação Básica, ela responde pelas certificações por meio da ENEM.

    Cordialmente,

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde sou Daniele Oliveira e estou muito interessada em me matricular no CETEP,curso o 1º ano,e gostaria de saber qual os critérios e a data para que eu possa me matricular.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  17. Dani,

    bom dia!A forma de acesso aos cursos ofertados no CETEP é por meio do sorteio eletrônico.

    O sorteio eletrônico é realizado na modalidade Prosub, ou seja, para quem já terminou o ensino médio em escola pública e quer voltar a fazer um curso técnico de nível médio.

    Provavelmente, as próximas inscrições serão realizadas no final deste ano. Nos acompanhe aqui pelo blog, no twitter: @EPdaBahia, orkut: Educação Profissional da Bahia ou pelo Facebook: Educação Profissional da Bahia para ficar bem informado.

    ResponderExcluir