segunda-feira, 19 de julho de 2010

Estudantes de Técnico em Meio Ambiente desenvolvem atividades sustentáveis no Cetep de Alagoinhas/Litoral Norte

Os/as estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente do Centro Territorial de Educação Profissional do Agreste do Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte, estão desenvolvendo vários projetos pedagógicos que visam envolver a comunidade escolar em atitudes sustentáveis, de cuidado e proteção dos recursos naturais. Reaproveitando espaços do próprio centro, os/as estudantes estão fazendo plantio de culturas diversas, como milho, abóbora, aipim, maracujá, canteiros de hortaliças, plantio de plantas medicinas, de frutas e atuando com compostagem, ou seja, transformação de matéria orgânica, como estrume, folhas e resto de comida em composto para ser usado como adubo.

Estas atividades compreendem desde aulas teóricas sobre a responsabilidade de cada ser humano na proteção e conservação da água, do solo, das plantas, dos animais, enfim, dos recursos naturais renováveis e não renováveis, até aulas práticas que passam por etapas, como a preparação do terreno e plantio de diferentes espécies e recolhimento de material reciclável nas dependências do centro.

As atividades otimizam os espaços escolares. No entanto, vão muito além disso. Se por um lado contribuem para estimular, resgatar e orientar a prática pedagógica dos professores de disciplinas técnicas do curso e da comunidade escolar, são fundamentais para que os/as estudantes adotem no seu cotidiano, comportamentos ambientalmente corretos que devem ser aprendidos no cotidiano escola e também na sua vida fora do centro, contribuindo para com sua formação cidadã e responsável.

Outro fator elementar é que estas práticas pedagógicas contribuem para a preparação e amadurecimento dos/as estudantes visando sua inserção no mundo do trabalho. Afinal, seja em estabelecimentos industriais e agroindustriais, empresas agropecuárias, mineradoras, empresas públicas de controle de poluição ou ainda atuando em empresas de consultoria, órgãos públicos, parque e reservas ambientais ou mesmo em centros de pesquisas, terão o papel, dentre outras coisas, de minimizar os impactos causados pelo homem no meio ambiente.
Os/as estudantes já estão verificando o resultado de algumas destas atividades, como o bom desenvolvimento da plantação de milho em um espaço que era ocioso ao lado de um dos pavilhões de aula. A avaliação das atividades é a melhor possível, como afirma a estudante Nailane Carolina. “Nós não ficamos na mesmice e quanto mais aulas práticas melhor”. O colega Joanerson Herbert disse que o sentimento é de realização por cada atividade. “Terminamos a tarefa e fomos para casa alegres por temos feito um trabalho excepcional.”


Mais sobre o CETEP do Agreste de Alagoinhas/ Litoral Norte

O Centro Territorial de Educação Profissional do Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte foi criado pela portaria 8677 de 17 de abril de 2009 e ocupa as instalações do antigo Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito, no município de Alagoinhas. Atualmente tem 1.226 estudantes matriculados e oferece os cursos de Técnico em Informática (modalidades Proeja e Ensino Médio Integrado à Educação Profissional); Técnico em Enfermagem, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Segurança do Trabalho (modalidades subsequente e Ensino Médio Integrado à Educação Profissional) e o curso de Técnico em Comércio (modalidade Proeja).





2 comentários:

  1. Gostaria muito de tomar um curso desse em tecnico em MEio Ambiente.
    Moro em Salvador, Otimo projeto...
    gostaria de saber maiores informações..
    beloberg@hotmail.com ; se puderem enviar maiores informações pra meu e-mail agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Prezado,

    Você pode encontrar maiores detalhes sobre a rede de Educação Profissional da Bahia acessando o Portal da Educação. Acesse: http://www.educacao.institucional.ba.gov.br/node/146

    http://www.educacao.escolas.ba.gov.br/node/15

    Você também pode ser um seguidor do blog da EP: www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com

    Att,

    Adm blog

    ResponderExcluir