segunda-feira, 19 de julho de 2010

Sorteio eletrônico da Educação Profissional na próxima quarta-feira

Mais de 36 mil candidatos/as se inscreveram para concorrer a uma das 2.299 vagas dos cursos técnicos de nível médio ofertados pela Rede Estadual de Educação . A seleção dos inscritos será na próxima quarta-feira (dia 21), às 15h, no Auditório 08, do Instituto Anísio Teixeira, situado na Rua das Muriçocas, Paralela, em Salvador.

O sorteio eletrônico será transmitido por videoconferência, em tempo real, com a participação de representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, professores e é aberto para acompanhamento de estudantes e pais.

Os cursos mais disputados no sorteio são o de Logística com 173 candidatos/as por vaga; Administração com 85 candidatos/as por vaga, Eletroeletrônica com 66 candidatos/as por vaga e Alimentos com 65 candidatos/as por vaga. Todos/as os/as inscritos/as serão classificados/as, mas a convocação obedecerá a ordem de classificação no sorteio eletrônico e à disponibilidade de vagas, por curso, nos centros com oferta para este semestre.

HABILIDADES - Os/as contemplados/as no sorteio eletrônico para o Centro Estadual de Educação Profissional em Arte e Design, em Salvador, passarão por um teste de habilidade específica, para a área de artes, a ser aplicado no próprio Centro. O teste tem caráter eliminatório. Os/as classificados/as serão imediatamente convocados/as na lista com o resultado do sorteio eletrônico a ser divulgada no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br, no blog: www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com e nos centros para os quais o candidato fez a inscrição.

MATRÍCULAS - As matrículas serão realizadas de 26 a 28 de julho nos respectivos centros. No ato da matrícula, devem ser apresentados os seguintes documentos: Cópias e originais do CPF, Histórico Escolar, Cédula de Identidade, duas fotos ¾ e comprovante de residência, atestando o endereço de inscrição. Só serão acatados Atestados de Conclusão de cursos para os/as estudantes concluintes do ensino médio no ano letivo de 2009. As aulas serão iniciadas no dia 09 de agosto.

O superintendente da Educação Profissional do Estado, Almerico Lima, disse que o sorteio eletrônico é uma forma democrática de acessar a Educação Profissional no Estado. Segundo ele, essa forma de seleção permite transparência no processo e o mais importante: igualdade de condições para o ingresso dos/as estudantes na rede de Educação Profissional da Bahia que conta hoje com oito Centros Estaduais, 27 Centros Territoriais e 105 unidades escolares com oferta de Educação Profissional. “O sorteio eletrônico evita a meritocracia. Antigamente o/a estudante que podia pagar um cursinho preparatório e que vinha da rede privada tinha maiores condições de acessar esses cursos. Agora, as vagas são somente para egressos da rede pública que podem concorrer em igualdade de condições. É um processo transparente e includente", assegurou.

25 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia este projeto, me inscrevi e quero muito ter uma boa classificação

    ResponderExcluir
  3. gostei muito desse projedo
    principalmente pq da oportunidade as pessoas q n tem condisoes de fazer um curso particular.

    ResponderExcluir
  4. Adorei!
    Espero pasar no sorteio!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Eu também não conhecia o projeto,
    espero muito ter a oportunidade de poder participar do mesmo.
    Dejeso a todos os que querem mesmo estar dentro do projeto muita sorte.

    ResponderExcluir
  6. como faco para saber se eu fui sortiada.para logistica mim responda.vilma

    ResponderExcluir
  7. Aurizete, meus irmãos iram passar.Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Como saberei se meus irmãos, primos e amigos passaram neste sorteio eletrônico

    ResponderExcluir
  9. Boa Noite
    Estou muito ansiosa para ver o resultado do sorteio eletronico como faço para ver se eu fui sorteada,pois já procurei no site e não está visualizando nada.
    aguardo resposta imediata, desde já agradeço.
    Julyanne Abreu

    ResponderExcluir
  10. Pessoal!

    O resultado já está disponível. Acessem: http://www.sec.ba.gov.br/resultado2010/resultado_eletronico_2010_2.pdf

    Boa sorte!

    Atenciosamente,

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  11. Não consgo ver o resultado,só aparece o de alimentos do turno vesoertino,e eu esqueci minha senha,já pedi uma nova e até agora ñ chegou no meu e-mail! Alguém me ajude!!Por favor,preciso saber se eu passei! Obigada!

    ResponderExcluir
  12. Eliza!

    No documento em pdf que está no portal da educação você tem acesso a lista de todos os cursos. Use a barra de rolagem.

    Att,

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  13. Boa Tarde... Quando terá outro sorteio para o curso de enfermagem..

    ResponderExcluir
  14. Priscila,

    Novo sorteio eletrônico deverá ser realizado no final do ano. O processo, como sempre, será amplamente divulgado. Você pode ser uma seguidora deste blog e ficar por dentro de todas as informações que são divulgadas sobre a rede de Educação Profissional da Bahia.

    Att,

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  15. não consigo ter acesso a lista de contemplados no curso de enfermagem em salvador

    ResponderExcluir
  16. ola meu nome é samara fiquei na reserva como posso sabe se terei uma segunda chance!!

    ResponderExcluir
  17. boa noite! meu nome é samara e fiquei para reserva no dorteio,e gstaria de sabe quando tera novo sorteio para os reservas. obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  18. Samarinha,

    bom dia! de acordo com a Portaria nº 8199/2010, publicada no DO de 27 e 28 de novembro de 2010, os candidatos do cadastro reserva serão chamados por ordem de classificação, caso o candidato contemplado não confirme a matrícula. Para os selecionados, lembramos que a confimação da matrícula será nos dias 24 e 25 de janeiro, nas respectivas unidades para qual concorreu a vaga. Havendo vagas remanescentes, a convocação para cadastro reserva ocorrerá após o dia 26 deste mês.

    Boa Sorte!

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  19. Olá,será que consiguirei uma vaga?a minha idade é um fator discriminatório e tenho certo receios.mais tudo bem estou no pareo.boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  20. Timbirica,

    idade não é fator de seleção. Pode se inscrever qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio em colégio público até o ano de 2011. As inscrições foram prorrogadas até amanhã (dia 02/12)

    ResponderExcluir
  21. olha não fui contemplada no sorteio eletronico, gostaria de saber se eu fazer minha matricula para cursar durante 4 anos o curso desejado, e durante o ano houver algum desistente do curso só que a pessoa desistente foi sorteado no sorteio eletronico porem só iria cursar 2 anos , tem como eu entrar na turma? No caso me encaixar só para cursar 2 anos?
    Diz que sim, diz que sim..rs rs rs rs...

    ResponderExcluir
  22. Jani,

    A única forma de acesso para os cursos técnicos na forma de articulação subsequente é por meio do sorteio eletrônico. Aguarde as inscrições para o próximo sorteio eletrônico, que será realizado, provavelmente, no final deste ano.

    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  23. olha fiquei na reserva classificação 198 o q isso significa ainda vou ser chamada ou não e quando?obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  24. me escrevi para enfermegem mas fiquei na reserva 198 o q vai aconntecer agora ?

    ResponderExcluir