quarta-feira, 28 de julho de 2010

Estudantes prestam serviços à sociedade na área de informática




O que se aprende nas salas de aula do curso técnico de Informática, do Colégio Estadual Ruben Nogueira, em Serrinha, vem servindo de base para que os/as estudantes do segundo ano possam prestar serviços à sociedade, desenvolvendo suas habilidades e se preparando, cada vez mais, para a inserção no mundo do trabalho. Esta é uma das 102 unidades que ofertam Educação Profissional no Estado, além dos 11 Centros Estaduais e Territoriais.

Por meio do Projeto “Escola e Sociedade: uma parceria necessária”, os/as estudantes dão suporte técnico às escolas estaduais e municipais e ONGs contribuindo com sugestões e implementação de soluções tecnológicas, sobretudo, no que diz respeito à manutenção de microcomputadores.

Com essa atividade, os/as estudantes podem vivenciar, minimamente, as demandas e responsabilidades que o exercício da profissão exige. Essa experiência proporciona a capacitação e estimula para que os futuros técnicos possam pensar estrategicamente, introduzir modificações, implementar projetos, atuar preventivamente, transferir e gerar conhecimentos na sua área de atuação.

O trabalho de assistência desenvolvido pelos/as estudantes ocorre nos horários das aulas com acompanhamento dos professores. A Escola Estadual Josevaldo Lima, na Zona Rural de Serrinha, foi uma das já beneficiadas com a manutenção gratuita dos microcomputadores. As instituições públicas e sem fins lucrativos de Serrinha e do Território do Sisal interessadas devem solicitar agendamento dos serviços no Colégio Estadual Ruben Nogueira, por meio do site: www.toligadocern.com.br ou pelo telefone: 75 -3261-2876.

A estudante Georgman Santos, 19 anos (foto), participa do projeto. Disse que muita coisa mudou na vida dela depois que começou a fazer o curso. Sente-se realizada. “Eu trabalhava como secretária e deixei para priorizar o curso. Já faço estágio na minha área em monitoria de informática na Uneb. O curso mudou muito minha vida profissional e pessoal. Esse curso ajuda não só os estudantes a aprenderem, como também a ter uma maturidade maior com relação à vida. Estou muito feliz em ver a realização dos meus objetivos”, afirma.

Outros projetos estão sendo desenvolvidos pelos estudantes do segundo ano do curso Técnico em Informática. Um deles é o “To ligado no CERN” voltado à área de webdesign. Os/as estudantes elaboraram o site: onde disponibilizaram informações, por exemplo, sobre o Colégio e projetos desenvolvidos. O objetivo do projeto é desenvolver um ambiente criativo e profissional,


baseado na aplicação prática de conceitos que busquem a valorização e o incentivo das habilidades dos estudantes, estimulando a percepção e a metodologia de estruturação de um WEBSite, levando em conta a busca pelo conhecimento e a constante atualização que a área exige.

O outro projeto tem como nome “Um mundo movido pelas tecnologias”. Construído em parceria com a Universidade do Estado da Bahia, CAMPUS X e o Núcleo de Pesquisa e Extensão do CAMPUS XI, o projeto envolve estudantes do curso Técnico em Informática e os graduandos de Pedagogia da UNEB. Por meio de um curso de extensão, com duração de 60h, os estudantes do curso técnico mediam as aulas, juntamente com os professores, com módulos teóricos e práticos sobre as tecnologias da informação e comunicação.

9 comentários:

  1. gostaria de saber,quando os reservas do curso irão fazer a matricula,agradeço a resposta obrigada.VERENA.

    ResponderExcluir
  2. Verena,

    Quem estiver no cadastro de reserva só será chamado se houver desistência e/ou algum impedimento legal para que os/as classificados/das efetuem suas matrículas. Sendo assim, a convocação dos reserva se dará apenas para o preenchimento destas vagas seguindo a órdem de classificação no sorteio. Havendo o preenchimento das mais de 2 mil vagas ofertadas, mesmo os/as estudantes que ficaram no cadastro de reserva devem se inscrever novamente no próximo sorteio eletrônico que deverá ser realizado no final deste ano para o ano de 2011.

    Att,

    Adm Blog.

    ResponderExcluir
  3. QUAL PERIODO DE DURAÇÃO DOS CURSOS?

    ResponderExcluir
  4. Tikinho,

    Os cursos desta modalidade são realizados no período de dois anos.

    Att,


    Adm Blog

    ResponderExcluir
  5. Ola...boa tarde..
    Gostaria de saber quando haverá novo sorteio eletronico, para eu ficar atenta.
    No sorteio anterior a esse fui sorteada para o curso de enfermagem, mas estava gravida e durante o curso sofri um acidente onde perdi a bebe, por isso tive que parar de frequentar pois fiquei alguns meses me recuperando.
    Ficarei muita grata se puderem me responder!!

    Vanda

    ResponderExcluir
  6. Vanda,

    Você chegou a cursar um semestre? A sugestão é a de que você verifique sua situação junto à diretoria do Centro onde você estudou. O próximo sorteio eletrônico deverá ser realizado no próximo mês de dezembro para o ano de 2011.

    Att,

    Adm Blog.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Gostaria de saber qual é a matriz curricular do curso de Técnico de Informática?
    E se pode elencar matérias para cursar, com se faz em faculdades por exemplo?
    Qual o regime? Semestral ou anual?
    Quantos dias na semana são ministrados os cursos?
    Em fim, qual a norma do CETP/Sisal?

    ResponderExcluir
  8. Prezado!

    Existem três modalidades de cursos ofertadas na rede. Em todas elas as aulas são ministradas de segunda a sexta e, às vezes, aos sábados dependendo da unidade. Quanto à matriz curricular do curso, a sugestão é que você entre em contato com o CETEP do Sisal, localizado na Av. Cidade de Araci, s/n, Seerrinha ou ligue: 75) 3261-2331.

    Quanto às modalidades seguem maiores esclarecimentos:

    Ensino Médio Integrado - cursos de Educação Profissional técnica, que são integrados ao ensino médio e que têm duração de quatro anos, voltados para quem terminou o ensino fundamental. Nestes cursos, a formação integra a Educação Básica à Educação Profissional, desde o primeiro ano, e, após a conclusão, o formando pode prosseguir os estudos na educação superior e/ou, como detentor de um diploma de técnico de nível médio, adentrar o mundo do trabalho em condições muito mais favoráveis.

    Subsequentes – cursos técnicos para quem já concluiu o ensino médio e volta à escola para fazer a formação profissional. Estes cursos duram de um ano e meio a dois anos, dependendo do eixo tecnológico e ocupação a que eles se destinam.

    PROEJA – cursos direcionados a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos. Esta modalidade integra Educação Profissional de nível técnico ou Formação Inicial e Continuada (FIC) com elevação da escolaridade aos níveis fundamental e médio. Estes cursos duram de dois a três anos, dependendo do eixo tecnológico e ocupação a que eles se destinam.

    Att,

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  9. Como é feita a inscricao para o curso técnico em informática?? Qual turno esse curso está disponível?

    ResponderExcluir