segunda-feira, 26 de julho de 2010

Matrícula para a Educação Profissional até amanhã

Começou ontem (dia 26) e prossegue até amanhã (dia 28), a matrícula para os/as estudantes convocados no sorteio eletrônico realizado no último dia (21) para os cursos técnicos de nível médio nos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional da capital e interior. A matrícula é feita nos respectivos centros para onde os/as estudantes foram convocados e nos turnos para os quais o/a candidato/a pleiteou a vaga. As aulas serão iniciadas no dia 09 de agosto.

No ato da matrícula, devem ser apresentados os seguintes documentos: Cópias e originais do CPF, Histórico Escolar, Cédula de Identidade, duas fotos ¾ e comprovante de residência, atestando o endereço de inscrição. Os/as estudantes concluintes do ensino médio no ano letivo de 2009 poderão apresentar atestados de conclusão de curso.

Todos/as os/as inscritos/as no sorteio eletrônico são classificados/as, mas a convocação obedece a ordem de classificação no sorteio e à disponibilidade de vagas, por curso, nos centros com oferta para este semestre. Os/as convocados no sorteio eletrônico para o Centro Estadual de Educação Profissional em Arte e Design, em Salvador, devem se dirigir ao centro nestes dias dedicados à matrícula para fazer o teste de habilidade específica. Os instrumentos musicais para o teste serão fornecidos pelo próprio centro. O teste é eliminatório e se o/a convocado/a for aprovado no teste, em seguida efetuará a matrícula.

Só serão chamados estudantes que ficaram no cadastro de reserva se houver desistência e ou desclassificação de candidatos/as que foram convocados. Se for o caso, uma nova convocação será feita e o processo será amplamente divulgado, inclusive, no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br e no blog da Educação Profissional: www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com

Havendo o preenchimento das mais de 2 mil vagas ofertadas, mesmo os/as estudantes que ficaram no cadastro de reserva devem se inscrever novamente no próximo sorteio eletrônico que deverá ser realizado no final deste ano para o ano de 2011.

Para ver a lista com endereço dos centros acesse: http://www.educacao.ba.gov.br/sites/default/files/canal_estudantes/arquivos/endereco_centros_ep.pdf

13 comentários:

  1. Gostaria de saber se fui selecionado no sorteio eletronico,pois não tive como está presente.Onde posso ver isso?

    ResponderExcluir
  2. Camila,

    Para verificar a lista do sorteio eletrônico, acesse: http://www.sec.ba.gov.br/resultado2010/resultado_eletronico_2010_2.pdf

    Boa sorte!

    Adm blog

    ResponderExcluir
  3. Acho bacana essa iniciativa da educação profissional, contudo tenho um amigo que fez o concurso para ser professor da educação profissional, foi convocado dia 11 de junho de 2009, levou a documentação dia 12 de junho de 2009 e até hoje espera a contratação. Não entendo isso. Já faz mais de 1 ano desse fato e tenho curiosidade de saber quem está na sala dando as aulas.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se esses cursos oferecem alguma bolsa auxilio, trasporte,ou pelo menos meia passagem? para pelo menos ajudar os alunos a fazerem o curso. aguardo a resposta. ou pelo email
    levi.id@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Fui sorteada e gostaria de saber o endereço do centro profissional para realizar matrícula, o meu curso é de alimentos.

    obrigada

    ResponderExcluir
  6. Pessoal,

    Em resposta aos questionamentos de vocês:

    Sâmara, quando um profissional que passou na seleção para professor é convocado, via Diário Oficial, ele deve apresentar uma série de documentação e logo em seguida é designado para as salas de aula. Desde o ano passado, a Secretaria já convocou mais de 750 professores/as para a rede de Educação Profissional. Veja com esse amigo seu o que de fato aconteceu, peça a ele para se dirigir aos setores responsáveis pelo processo.

    Leandro, os estudantes dos cursos subsequentes têm a vantagem de fazer um cursos de qualificação e formação profissional em centros com laboratórios de acordo com os cursos oferecidos, professores e profissional capacitados, mas não há bolsa. Quanto à meia-passagem, esse direito, que já é garantido para estudantes do ensino médio regular e a outros que já concluíram o ensino médio e fazem cursos de pós-graduação como especializações e mestrado, está sendo negado pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (SETPS), aos estudantes que já concluíram o ensino médio e estão voltando para a escola para fazer a modalidade subsequente. O Sindicato alega que a concessão do benefício não está previsto na Lei Municipal 6.324/2003.
    Desde o ano passado, que a Superintendência da Educação Profissional do Estado tem tentado junto ao SETPS, a liberação da meia passagem para os estudantes matriculados nos Centros Estaduais e unidades na modalidade subsequente da Educação Profissional em Salvador. Solicitou, via ofício, o acesso destes estudantes à meia passagem, mas teve a solicitação negada. Uma comissão formada por estudantes, professores, diretores e pais foi instituída no dia 16 de junho durante audiência pública na Câmara Municipal de Salvador para discutir o direito à meia passagem para estudantes dos cursos técnicos de nível médio, da modalidade subsequente.

    Quanto ao endereço dos centros, acesse: http://www.educacao.ba.gov.br/sites/default/files/canal_estudantes/arquivos/endereco_centros_ep.pdf

    Att,

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  7. rapaz não sei como a secretaria é tão desorganizada porque aquela lista foi feita para encontra nada.
    desculpe pela critica mas é pura verdade

    ResponderExcluir
  8. Prezado Darlan,

    Apenas você encontrou dificuldade ao acessar a lista. As informações foram colocadas da melhor maneira possível para facilitar o acesso. Por isso, você tem disponíveis número de inscrição, nome do candidato, órdem de classificação e tudo remetendo ao Centro Estadual ou Territorial de Educação Profissional e ao curso para o qual o/a estudante se inscreveu. Além disso, sempre nos colocamos à disposição para auxiliar os/as estudantes em caso de alguma dúvida pelo e-mail: educacaoprofissionaldabahia@gmail.com e até mesmo por este espaço do blog que é democrático e acessível a todos.

    Att,

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  9. No interior as matrículas não começaram, e o pior ninguem sabe informar nada, nem a Direc responsavel e muito menos o polo onde supostamente irá funcionar o curso tecnico de Enfermagem.

    ResponderExcluir
  10. Mara,

    As matrículas começaram no interior sim, em todos os Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional. Você deve estar consultando as fontes erradas para obter informações. Você deve procurar o centro para o qual se inscreveu. As matrículas não estão sendo feitas nas DIRECs e sim nos centros. Procure ver na sua ficha de inscrição qual é o Centro Estadual ou Territorial de Educação Profissional para o qual você foi convocada. Se apresse porque as inscrições prosseguem até hoje.

    Att,

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  11. Falei com meu amigo. Ele fez o concurso para professor de Linguagens do TRILHA/ SEC. Levou a documentação e exames médicos. Tenho até pena dele. Há 1 ano e 2 meses ele liga pra secretaria e ouve como resposta: continue aguardando, professor... São 8 vagas e ele estã entre os 7 convocados.... Não tenho nem adjetivos para caracterizar essa situação.

    ResponderExcluir
  12. Fui fazer minha inscrição e o centro estadual de educação profissional em gestão severino vieira estava em greve,na quarta não pude ir e agora o que posso fazer para não perder a vaga?

    ResponderExcluir
  13. Washington,

    O setor administrativo do CEEP em Gestão Severino Vieira funcionou normalmente segunda, terça e ontem. A paralisação de terça foi restrita aos professores e os estudantes que foram até o centro se matricularam normalmente. A sugestão é a de que você vá ao centro ainda hoje e procure o setor competente para maiores informações.

    Att,

    Adm Blog

    ResponderExcluir