quarta-feira, 7 de julho de 2010

Vídeo: Cursos técnicos ampliam oportunidades para jovens no mundo do trabalho. Inscrições abertas na Bahia

12 comentários:

  1. vcs n colocam curso de enfermagem em salvador as pessoas que se enteressam pelo curso n pode fazer gostaria que vcs colam esssa oportunidade para salvador de curso de tecnico de enfermagem

    ResponderExcluir
  2. Esses cursos no interior são autorizados pelo MEC, ou Conselho Estadual de Educação? Qual é o Ato de Autorização?

    ResponderExcluir
  3. Gente, não percam esta oportunidade!!!

    Os estudantes que concluíram o ensino médio e querem entrar no mundo do trabalho, uma boa opção é fazer um curso técnico. Encerram nesta sexta-feira (9 de julho) as inscrições para os interessados em participar do sorteio de 2.299 vagas em 35 Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional da capital e interior.

    Saiba mais e faça sua inscrição no portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, retornaremos com os cursos técnicos a nivel de segundo grau em Salvador. Acredito que retornando a oferta de cursos técnicos a nivel de segundo grau nas escolas publicas, os jovens terão mais oportunidades de trabalho e mais interesse pelos estudos.

    ResponderExcluir
  5. Prezado(a)

    A oferta da Educação Profissional nas Instituições da Rede Pública Estadual de Ensino vem sendo ampliada desde o ano de 2007. Desde então a cada semestre são disponibilizadas novas vagas para os cursos subseqüentes, de acordo com a capacidade dos Centros Estaduais e Territoriais e Unidades que ofertam Educação Profissional na capital e no interior. No Centro Estadual de Educação Profissional de Saúde Anísio Teixeira, contamos hoje 1844 alunos matriculados.
    As ultimas inscrições para o Curso de Enfermagem foram realizadas em dezembro de 2009, visando o preenchimento de vagas do primeiro semestre de 2010.
    Existe uma previsão de novas vagas para o Curso de Enfermagem para 2011.

    ResponderExcluir
  6. Gicela,

    A oferta da Educação Profissional nas Instituições da Rede Pública Estadual de Ensino, está devidamente autorizada, com base nos documentos legais, publicados em Diário Oficial,tais como: Lei Federal nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996, Resolução nº 3, de 9 de julho de 2008, que dispõe sobre a instituição e implantação do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio, Resolução do Conselho Estadual de Educação nº 015/2001, que fixa as normas complementares para implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico no Sistema Estadual de Ensino, Instrução Normativa nº 003/09 de 30 de julho de 2009 que dispõe sobre as orientações para a Organização Curricular, especialmente no que se refere à matriz curricular, no âmbito da Educação Profissional e Portaria nº 8699 de 17 de abril de 2009, que dispõe sobre a transformação da Unidades de Ensino Estadual em Centros Estaduais e Centros Territoriais de Educação Profissional.

    ResponderExcluir
  7. Sueli,

    Certamente com a ampliação da oferta dos cursos da Educação Profissional os nossos jovens e adultos estão tendo novas possibilidades de inserção e/ou manutenção no mundo do trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Qual a duração desses cursos, porque em outros tempos eram oferecidos cursos que não capacitavam verdadeiramente para o mercado de trabalho. Gostaria de saber a carga horária dos cursos.

    ResponderExcluir
  9. Prezada Adriana Souza!

    Estes cursos técnicos são da modalidade subsequente, ou seja, para quem já concluiu o ensino médio e quer voltar para a sala de aula e fazer um curso técnico de nível médio, aprendendo uma profissão e estando apto a adentrar no mundo do trabalho. Estes cursos duram de um ano e meio a dois anos, dependendo do eixo tecnológico e ocupação a que eles se destinam. Além disso, a proposta pedagógica dos cursos de Educação Profissional da Bahia possibilita que o/a estudante construa e desenvolva conhecimentos, habilidades e valores que conduzam à sua formação profissional, em dimensões conceituais e instrumentais, sempre contextualizadas com o mundo do trabalho e o território. Contribui, também, para a obtenção futura de um curso de nível superior e propicia a sua formação como sujeito social, para compreender e intervir na sociedade.

    ResponderExcluir
  10. por favor tire-me duvidas em relaçao a quem já concluiu o ano letivo há 15 anos atras tem direito de realizar esses cursos tambem

    ResponderExcluir
  11. Nossa eu, pretendo esduda no ano que vem lá no CETEP ñ sei se eu vou adiqurir uma vaga mais a escola tecnica está de parabéns pelo seus alunos na prova do enem

    ResponderExcluir
  12. Caracas o CETEP ta mandando pra valer

    ResponderExcluir