sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Estado forma novos técnicos em Gestão e Tecnologia da Informação no Sul da Bahia



O Governo do Estado forma nesta sexta-feira (dia 22) mais 117 novos técnicos em Comércio e Informática, em Ilhéus, pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira (CEEP). A solenidade de formatura está marcada para às 19h, no Centro de Convenções de Ilhéus. 


Nos últimos três anos, o Estado já formou mais de 18 mil jovens e trabalhadores na Bahia que foram preparados para atender e se beneficiarem das demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos Territórios de Identidade onde vivem. O diretor do CEEP, Joilson Silva Sampaio, avalia que o alinhamento dos cursos com estas demandas aumentam significativamente as chances de os formandos terem uma inserção cidadã no mundo do trabalho, sobretudo, porque tiveram uma formação profissional pautada no trabalho como princípio educativo e na intervenção social como princípio pedagógico. “Estes cursos vieram para fazer a diferença na carreira dos jovens e trabalhadores, pois o nosso comércio corresponde pela maioria dos postos de trabalho na cidade. Para a área de informática, por exemplo, há quase 20 anos, foi instalado um pólo industrial em Ilhéus. Então, nestas duas áreas, não tínhamos qualificação necessária para sermos inseridos no mundo do trabalho e agora temos”, comemora.

Os formandos do curso Técnico em Informática estudaram pela forma de articulação Proeja Médio direcionado a egressos da escola pública, com o mínimo de 18 anos e que tinham o ensino fundamental completo. Por esta forma de articulação, o curso dura dois anos e meio. Outra turma do curso Técnico em Informática e os estudantes do curso Técnico em Comércio fizeram Educação Profissional Integrada ao ensino médio (EPI), que duram quatro anos e são voltados para quem terminou o ensino fundamental. Nos dois casos, os estudantes concluem o ensino médio e recebem o diploma do curso técnico.

Higor D’el Reis França, 20, formando do curso Técnico em Informática, conta que tem muitos motivos para comemorar, principalmente, o fato de já estar inserido no mundo do trabalho. “O curso abriu portas para mim, foi fundamental para que eu alcançasse respaldo profissional. Já estou trabalhando em uma empresa de informática, este é meu primeiro emprego. Agora, pretendo buscar mais qualificação, fazer cursos de extensão e tentar ingressar em uma universidade. Quero somar mais habilidades para fazer melhor pelo meu município e Território”, festeja.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário