terça-feira, 4 de outubro de 2011

Estudantes da Educação Profissional realizam exposição técnico Científica em Canarana

Estudantes do Colégio Estadual José Ribeiro de Araújo realizam nas próximas quinta e sexta-feira (dias 06 e 07), das 8h às 20h30, a 4ª Exposição Técnico-Científica dos Cursos da Educação Profissional em Agropecuária e Agroecologia (Expoagro). O objetivo é a difusão de tecnologias sociais, com foco na sustentabilidade e na cultura local.

A programação é ampla. Serão apresentadas tecnologias sociais como cata-vento, bomba manual para sucção, horta feita com garrafa pet e o forno solar. Experimentos também serão apresentados como compostagem, horta subterrânea, horta suspensa, minchocário, multimistura, plantio em pneus, sementeiras e sistema mandala.

Quem preferir as oficinas terá várias opções. Poderá aprender a fazer brinquedos utilizando garrafas pet. Na oficina de Agroindústria familiar serão repassadas informações de como fazer produtos derivados da mandioca, como bolo de aipim, beiju recheado, brevidade e pão de queijo. As oficinas terão participação de técnicos da EBDA que também vão ensinar a fazer devidos da palma, como tortas, coxinha, farofa de quibe e suco.

Palestras também serão realizadas. Entre os temas a serem apresentados: Políticas Territoriais para a Sustentabilidade Agropecuária, Apicultura e meliponicultura como atividades econômica, social e ecológica e Pecuária regional, com enfoque em caprinos e ovinos. Também serão realizadas exposições de vídeos produzidos pelos próprios estudantes focando, por exemplo, meio ambiente, experimentos em propriedades, cultura e história sertaneja.

Em estandes, os estudantes irão apresentar resultados de pesquisas temáticas desenvolvidas durante o ano. São pesquisas sobre agrofloresta, manejo racional da água e do solo, alimentação saudável, sementes da região, plantas medicinais da Caatinga e gestão ambiental rural.

A programação envolve a cultura do território. Haverá apresentação de música ao vivo, cordel, tradições sertanejas e exposição de pintura. Aproveitando o aprendizado na área de beneficiamento de produtos da caatinga, os estudantes do 4º ano do curso Técnico em Agropecuária irão comercializar pratos típicos do sertão, alimentação orgânica, sucos, chás, bolos, beijus recheados e doces. Também não vão faltar: bode assado, galinha caipira, andu, feijão de corda e salada orgânica.

Toda a comunidade estudantil está envolvida no evento. Além de estudantes dos cursos técnicos de nível médio, também participam estudantes do ensino médio, do Proeja - arco ocupacional em Agroecologia, professores e funcionários.

Com esta ação pedagógica, os estudantes podem aprender conteúdos e práticas em situações reais, o que contribui para sua formação integral na medida em que compreendem e vivenciam particularidades da futura profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário