quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Estudantes de Itabuna prestam serviços gratuitos durante VII Feira de Saúde

Foto: CEEP em Biotecnologia e
 Saúde
Mais de 1.500 pessoas foram beneficiadas com a prestação de serviços gratuitos realizada por estudantes dos cursos técnicos em Alimentos, Análises Clínicas, Biotecnologia, Enfermagem, Gerência em Saúde, Nutrição e Dietética e Segurança do Trabalho, do Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (CEEP), em Itabuna. A prestação de serviços foi realizada ontem (dia 09/12), na Praça José Bastos, durante a VII Feira de Saúde com o tema “Sem cuidados com a saúde não há qualidade de vida.” 

A Feira reflete o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico na medida em que os estudantes vivenciam situações reais e se preparam para o exercício das suas futuras profissões.  Alex Sousa Santos, 19, estudante do curso técnico em Enfermagem, disse que a atividade, além de possibilitar o amadurecimento sobre o exercício de sua futura profissão, foi um momento de descobertas. “É uma oportunidade única de ampliarmos o nosso conhecimento e amadurecemos ao prestarmos orientações à comunidade. Também fiquei impressionado com projetos apresentados pelos colegas de Biotecnologia, ao mostrar como ela está presente no nosso cotidiano. Saímos com mais segurança e com a certeza de qual será nossa missão: sempre cuidar do homem e, também, do nosso meio ambiente.”

O público foi beneficiado por diferentes serviços, dentre eles: Enfermagem - medição do índice de glicose, aferição da pressão arterial e aplicação de vacinas; Análises Clínicas - exame de identificação do tipo sanguíneo e fator RH; Segurança do Trabalho- uso de Equipamentos de Segurança do Trabalho (EPI’s); Biotecnologia – demonstração da presença da Biotecnologia no cotidiano por meio de projetos, a exemplo do Ouro do Coco, apresentando produtos desenvolvidos com uso da fruta: comésticos, sabonetes e iguarias da culinária, cocadas. Também utilizaram a batata-do-reino para produzir plásticos que podem ser usados na fabricação de bijuterias; Alimentos – apresentaram técnicas de desidratação e armazenamento de hortaliças, além do uso das ervas na alimentação; Gerência em Saúde – estrutura organizacional de unidades hospitalares; Nutrição e Dietética- medição de Índice de Massa Corpórea (IMC) e do percentual de gordura, além de degustação de diferentes tipos de alimentos integrais e sucos metabólicos.

A professora Josonita Marinho, diretora do Centro, explica que a Feira utilizou implementação de metodologias e estratégias pedagógicas diferenciadas que auxiliam o estudante na compreensão dos conteúdos teóricos. “Essas atividades articuladas favorecem a integração do estudante com a comunidade escolar e com a comunidade externa e, na medida em que os estudantes transpõem o aprendizado para a prática, potencializam seus conhecimentos e desenvolvem suas habilidades, sendo aproximados da comunidade e de sua realidade local. A Feira também é uma ótima oportunidade dos estudantes explicitarem a formação que recebem para serem profissionais atentos à realidade social em uma perspectiva mais humanista, solidária e ética”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário