terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Estudantes apresentam projeto de intervenção ambiental na Câmara de Vereadores de Jaguaquara

Foto: Arquivo CEEP
Preocupados com a gestão de resíduos sólidos no município de Jaguaquara, os estudantes do curso técnico em Agroindústria, do Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII (CEEP), apresentaram na última quinta-feira (dia 11/12), durante sessão ordinária realizada na Câmara de Vereadores do município, um projeto de intervenção ambiental com medidas educativas objetivando conscientizar e alertar a sociedade e o poder público sobre a importância de realizar a coleta seletiva e extinguir o lixão existente na cidade.

A iniciativa de elaborar o projeto de intervenção ocorreu diante aos debates oportunizados na disciplina de Biologia sobre a Lei nº 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e estabelece ao município a responsabilidade de elaborar os Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. “Por meio de pesquisas constatamos que além de Jaguaquara, há outros municípios do Estado onde a Lei não está sendo cumprida. A Lei estabelece até este ano de 2014, que os lixões existentes nas cidades sejam desapropriados e implementados com a política de coleta seletiva e a compostagem de resíduos sólidos”, explicou a professora Sônia Maria Cardoso da Guarda, orientadora do projeto.

Segundo a professora, ao pesquisarem a realidade do aterro existente na cidade, os estudantes constataram que este possui características de um lixão. “Os materiais são descartados de forma inadequada, misturados, ocasionado riscos aos trabalhadores de contraírem doenças como a leptospirose transmitida por ratos, infecções verminosas, dentre outras. Além disso, o lixo a céu aberto ocasiona surtos de mosquitos, moscas, insetos, baratas e urubus.”

A idéia é que o projeto de intervenção sirva de subsidio para a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente na tentativa de iniciar políticas públicas ambientais, servindo também de exemplo para outras prefeituras do Território. “Esperamos que nosso projeto inspire o poder público para tomar providências sobre este grande problema ambiental e que possa saná-lo seguindo o que esta escrito na Lei”.

A professora ainda destaca que por meio da elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos, as prefeituras são beneficiadas com recursos. “O Ministério das Cidades, o Ministério do Meio Ambiente e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) mantêm, em geral, programas de apoio a iniciativas relacionadas a resíduos sólidos. Para ter acesso a estes recursos cada município deve apresentar um projeto de gerenciamento dos resíduos sólidos com a intenção de eliminar totalmente os lixões”, reforçou.

O estudante Tássio Bitencourt  explica  algumas das ações previstas no projeto de intervenção. “Nossa ideia é distribuir sacolas plásticas coloridas para a separação dos resíduos domiciliares que podem ser entregues em um galpão onde funciona a Cooperativa de Catadores de Lixo do município de Jaguaquara. Lá o material deverá ser selecionado, compactado e comercializado nos municípios que possuem empresas que atuam como recicladoras. Também iremos realizar formações com a comunidade para que tenham consciência de que uma simples ação pode preservar o ambiente em que vivemos beneficiando  todos nós”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário