sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Superintendente realiza reunião com equipe de Gestão do CEEP Áureo de Oliveira

Diferentes atores sociais participaram ontem (dia 18/12), de uma reunião com o professor Almerico Lima, superintendente de Educação Profissional, para  alinhar a transição da gestão técnica administrativa e pedagógica do Centro Estadual de Educação Profissional Áureo de Oliveira Filho (CEEP), situado em Feira de Santana. Atualmente, o Centro é gerido pela organização social CETEB- Associação Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia que passará a ser administrado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio da Superintendência de Educação Profissional.



Durante a reunião, foi definido que a transição deverá ser realizada até dezembro de 2015, podendo ser prorrogada até março de 2016. A equipe de transição será composta por membros de ambas as instituições, além de representantes do empresariado, professores, pais e estudantes.

Atualmente, o Centro possui 1.163 matriculados nos cursos técnicos em Agroindústria, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Logística, Manutenção Automotiva, Mecânica, Mineração e Petroquímica. Os cursos são ofertados na forma de articulação Prosub, ou seja, para quem já concluiu o ensino médio e quer voltar à escola para fazer a formação profissional. Duram 4 semestres, independente do eixo tecnológico e ocupação a que eles se destinam.

Em sua fala, o professor Almerico Lima, superintendente de Educação Profissional, assegurou que o Centro deverá ampliar sua oferta. Também apresentou as dimensões pedagógicas da Educação Profissional e os desafios a exemplo da meta de 150 mil matrículas, até 2018. “Nosso objetivo é que o Centro oferte mais cursos e em todas as formas de articulação - Prosub,  Proeja e EPI - beneficiando assim mais jovens e trabalhadores baianos, mantendo a qualidade e a interação com a comunidade, com o empresariado e demais representações sociais que hoje participam das atividades do CEEP". 

Magno Santana, 24, estudante do curso técnico em Logística, participou da reunião representando a comunidade estudantil. Ele ficou satisfeito com as decisões. “Saímos com a certeza de que o Estado vai continuar cumprindo seu papel de garantir uma educação de qualidade para os jovens e trabalhadores do nosso Estado, melhorando ainda mais o antigo CETEB, hoje CEEP Áureo de Oliveira Filho”.

Claudenir Moreira Machado, diretor do Centro, ressaltou a preocupação do governo do Estado em garantir o prosseguimento das atividades na escola, com alto padrão de qualidade. “O governo esta sensível para garantir a qualidade das ações que, até então, eram desenvolvidas pelo CEEP Áureo de Oliveira Filho, por meio da ASCETEB - Associação Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia. Isso é muito importante para a comunidade.”

Vivaldo França, presidente da Associação de Pais, ressaltou a importância do diálogo entre ambas as partes. “Representando os pais, posso dizer que ficamos satisfeitos com a decisão, houve diálogo e cuidado, entre ambas as partes, com toda uma história construída, fundamental para que ocorra haja clareza no processo”. 

Mário César Carvalho, presidente do Conselho Administrativo da ASCETEB, afirma ter boas expectativas quanto à mudança. “Para toda mudança proposta espera-se que aconteça da melhor forma. Estamos confiantes que a nova gestão continuará a fazer com excelência o trabalho realizado pela ASCETEB ao longo destes 13 anos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário