quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Vivências no Mundo do Trabalho é tema de Workshop no CETEP do Litoral Sul II

Estudantes dos cursos técnicos em Comércio, Desenho da Construção Civil e Comunicação Visual, do Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul II (CETEP), em Itabuna, promovem até hoje (dia 04/12), das 8h às 17h, o III Workshop “Vivências no Mundo Trabalho: Identidade do CETEP".  O evento foi iniciado na terça (02/12), às 19h, com o seminário “Empreendedorismo e Motivação”, e contou com palestras ministradas por profissionais de instituições públicas e privadas do município. A atividade é aberta ao publico em geral.


A atividade pedagógica está oportunizando aos estudantes vivenciarem ações que serão desenvolvidas no cotidiano de suas futuras profissões. Também possibilita o exercício do conhecimento técnico  que ultrapassa os livros para a construção de uma formação cidadã no mundo do trabalho.

Orientados por professores, eles aplicaram o conhecimento construído no decorrer do semestre para avaliar, diagnosticar e propor adaptações na layout do CETEP em sintonia com a identidade de cada curso técnico ofertado no Centro. Dentre as diversas ações, estão: os técnicos em Desenho de Construção Civil exibem um mosaico confeccionado com restos de pisos utilizados na construção civil, para ilustrar o símbolo do CETEP; também expõem um levantamento cadastral, apresentando toda a estrutura física da escola e apontando possíveis áreas que necessitam de adequações.

Os estudantes do curso técnico em Comunicação Visual ficaram responsáveis pela confecção de convites e folders sobre o evento, além da produção e exposição de vídeos com duração de 10 minutos sobre os temas: Memória do CETEP e Saúde do Trabalhador – Ginástica Laboral.  

Já os estudantes do curso técnico em Comércio mostram um mapa de risco do CETEP, indicando pontos da estrutura que necessitam de adequação. A sustentabilidade também permeia a apresentação. Eles estão expondo hortas verticais e horizontais confeccionadas com material reciclado e sem uso de produtos químicos, que podem ser cultivadas em ambientes pequenos. Também estão responsáveis pelo balcão de negócios, no qual estão sendo dadas dicas sobre empreendedorismo, além da exposição de fotografias e vídeos contendo entrevistas com empresários enfatizando a importância do comércio para a região. Os estudantes também terão a oportunidade de participar de oficinas ministradas por estudantes do próprio CETEP que possuem seu próprio negócio.

Lucas Carmo, 18, estudante do curso técnico Desenho da Construção Civil, conta que está muito motivado com a atividade. “Estou vivenciando novas experiências, ao aprender novos assuntos com colegas de outro curso. Eu e meus colegas nos dedicamos ao longo do ano para que a atividade fosse o sucesso que está sendo”.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário