sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Estudantes do CETEP do Vale do Jiquiriça apresentam tecnologias sociais

Foto: II Expotec 
Pelo terceiro ano consecutivo, os estudantes dos cursos técnico em Agroindústria, Agropecuária, Agroecologia, Análises Clínicas, Arte Dramática e Zootecnia, do Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jiquiriça (CETEP), em Amargosa, realizam a Expotec - Exposição de Projetos Técnicos. A exposição reúne oficinas, apresentações culturais, além da exibição de diferentes projetos de tecnologias sociais de baixo custo que beneficiam os pequenos agricultores rurais e a comunidade do Território de Identidade do Vale do Jiquiriça. A atividade acontecerá domingo (dia 07/12), das 8h às 15h, no próprio CETEP.

Um curral de pneu, também chamado de curral ecológico, foi desenvolvido e será apresentado por estudantes do curso técnico em Zootecnia. A tecnologia social, confeccionada com pneus descartados em locais inapropriados, a exemplo de terrenos baldios, tem a finalidade de cercar o espaço onde o gado fica confinado. “É uma ação que além de evitar custos de produção ao pequeno agricultor rural, também é de cuidado com a saúde do homem, pois, ao utilizarmos estes materiais descartados, de forma incorreta, evitamos a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue”, explicou a estudante Kethleen Fagundes, 16.

A casca da jabuticaba rica em compostos fenólicos, nutrientes antioxidantes que auxiliam na prevenção de doenças, a exemplo do câncer, está sendo utilizada por estudantes do curso técnico em Agroindústria, na produção de diferentes produtos, dentre eles: sabonete, bolo, recheio de trufa de chocolate e barra de cereal. A ideia é mostrar, por meio de técnicas de reaproveitamento, que é possível produzir alimentos e produtos de limpeza com restos de alimentos que geralmente são descartados.

Priscila Miranda, orientadora da pesquisa e professora, da disciplina de Disciplina Obtenção e Processamento de Produtos de Origem Vegetal – OPPOV, destaca que além de incentivar o reaproveitamento de alimentos, a intenção é despertar a comunidade sobre possíveis potenciais agrícolas da região.  “Diante de observações, levamos os nossos estudantes a refletirem sobre as condições do solo e clima da região, oportunas para o cultivo da jabuticaba. Aqui na região, agricultores familiares fabricam, artesanalmente, o Vinho da Jabuticaba, como um meio de renda e geração de emprego para a própria família. Foi por conta da realização de visita técnica a uma propriedade que possui esta pequena produção, que surgiu o interesse em reaproveitar a casca da fruta na produção de produtos”.

Um “Passeio ao Corpo Humano: Um Enfoque no Sistema Sensorial” é o tema do trabalho dos estudantes do curso técnico em Enfermagem. A atividade, reflexo do aprendizado construído com base nas disciplinas de Anatomia e Fisiologia Humana, oportunizará aos visitantes reconhecerem no corpo humano o sistema sensorial: visão, audição, tato, paladar e olfato, funções que propiciam o relacionamento com o meio em que vivemos, contribuindo para a sobrevivência e integração do ser humano.

Além da apresentação de projetos, a turma de Enfermagem irá prestar serviços gratuitos, a exemplo de tipagem sanguínea, suporte básico de vida e reanimação cardiopulmonar, orientações sobre reaproveitamento de materiais descartáveis, que podem funcionar como abrigo para proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Já os estudantes de Agropecuária irão destacar por meio do projeto “Apicultura: favos do CETEP”, a importância da atividade apícola para o Território de Identidade do Vale do Jiquiriça.  “Possuímos inúmeras condições favoráveis para o bom desempenho das abelhas, pois temos o clima local caracterizado por ser de grande variação, abrangendo o úmido, úmido-subúmido, subúmido-semi-árido e semi-árido, dessa forma, fica bem mais rentável trabalhar com as abelhas que exigem menos investimento e que se adaptam tão bem às condições do semi-árido, retirando da natureza o seu próprio alimento e dando origem a um produto valiosíssimo que é o mel e outros como: a cera, a própolis, a geleia real e o pólen,” explicou a orientadora da atividade, Maria José Gonçalves Santos, professora da disciplina de Zootecnia.

A turma de Arte Dramática estará apresentando uma peça teatral como o tema “Floresta Encantada – universo infantil”, ao fazer releitura de contos infantis: Chapeuzinho Vermelho, os Três Porquinhos e Cinderela.  Ainda consta na programação, que os estudantes do curso técnico em Agroindústria irão ministrar oficinas sobre as seguintes temáticas: produção de iogurte; produção de queijo frescal e produção de sabão a partir do reaproveitamento da gordura saturada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário