quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Estudantes da Educação Profissional de Irará aprendem técnicas de processamento de alimentos

Foto: Arquivo CETEP
Os estudantes do curso técnico em Agroindústria, do anexo do Centro Territorial de Educação Profissional do Portal do Sertão, situado em Irará, estão aplicando os conhecimentos adquiridos pela disciplina técnica Embalagens e Aditivos, para realizar o processamento mínimo de frutas, verduras e hortaliças. A tecnologia é considerada uma alternativa por reduzir perdas pós-colheita e agregar valor aos alimentos, mantendo suas características nutritivas.

O processamento mínimo, também chamado de beneficiamento primário, é uma opção prática e saudável, para consumidores que buscam alimentos seguros e de qualidade. “Eles são considerados seguros por conta do baixo percentual de processamento que são submetidos, mantendo assim suas propriedades originais: sabor, textura, cor e aroma, minimizando a perda do produto”, explicou a professora Shirlei Messias Araújo.

As hortaliças e verduras processadas foram cultivadas na horta implantada por estudantes no próprio Centro. Segundo a estudante Marielly Ramos, 23, estudante do curso técnico em Agroindústria, o processo de produção é simples. “As frutas, hortaliças e verduras são comercializadas na forma in natura, após passar pelo processo de seleção, higienização com uso do hipoclorito de sódio, processamento, que consiste no corte, fatiamento e descasque. Embaladas estão prontas para comercialização ou consumo imediato”, explicou.

A professora destaca os benefícios deste ramo da agroindústria. “O processamento mínimo resulta em alto retorno tanto para o produtor quanto para o consumidor, pois agrega valor, mantêm a qualidade do produto e viabiliza o consumo de forma prática a exemplos de frutas como a jaca, a cana e o milho-verde.”

A intenção dos estudantes é de qualificar os pequenos agricultores do entorno do Centro com dicas sobre o processamento mínimo. “Nossa ideia é conscientizá-los sobre a importância do processamento para agregar valor aos cultivados por eles. Avaliamos que desta forma estaremos ampliando os conhecimentos e oportunizando o aumento de sua renda”, finalizou a estudante Marielly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário