terça-feira, 2 de dezembro de 2014

III Feira de Saberes e Sabores é realizada por estudantes de Xique- Xique

A comunidade de Xique-Xique, município situado no Território de Identidade de Irecê e às margens do Rio São Francisco, está convidada para participar da III Feira de Saberes e Sabores, realizada por estudantes dos cursos técnicos em Agroecologia, Agropecuária e Pesca, do antigo Colégio Estadual Reinaldo Teixeira Braga, hoje Centro Estadual de Educação Profissional em Recursos Naturais do Centro Baiano (CEEP). A atividade, iniciada hoje (dia 02/12), segue até amanhã (dia 03/12), das 8h às 22h, no próprio Centro.

Por meio do tema “Saboreando inovações que fazem a diferença: prevendo ações sustentáveis”, os estudantes apresentam diferentes ações de cuidado e proteção ao meio ambiente. Os estudantes do curso técnico em Agropecuária mostram que é possível utilizar materiais recicláveis, a exemplo de garrafas pets, para confeccionar objetivos de decoração e hortas verticais. Também orientam sobre o uso racional da água, a exemplo de banhos mais rápidos e desligar a torneira durante as escovações,  como também fazer bom uso do maior bem natural da região, o Rio São Francisco. O público está tendo a oportunidade de visualizar, por meio de maquetes, métodos de captação de água e uso de aviários sustentáveis.

No estande de Agroecologia está sendo destacado a importância da mata ciliar, existente na margem dos rios e mananciais, que possui a função de proteger os cursos das águas de assoreamento, responsáveis pelas obstruções causadas pelo volume de terra ou por correntezas. Também destacam os benefícios dos defensivos naturais, a exemplo da Folha do Nim e do soro do leite, além de apresentar o Bibliófito, uma espécie de biblioteca, onde estão catalogadas espécies de plantas arbóreas do bioma da Caatinga, a exemplo de Jatobazeiro, Umbuzeiro, Aroeira e Marmeleiro, presentes na região de Xique-Xique e Gentio do Ouro.

Já a turma de Pesca exibe uma maquete ilustrativa do Rio São Francisco ao destacar os pontos de preservação e degradação da mata ciliar. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação e conservação do rio, evitando a extinção da fauna e da flora. Também apresentam um projeto elaborado em parceria com a Universidade do Estado da Bahia - Campus 24 (Uneb), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, sobre o repovoamento de espécies nativas de peixes do Médio São Francisco e resgate de espécies nativas existentes nas lagoas marginais da região que estão passando por processo de estiagem. “O objetivo principal do projeto é recuperar os estoques de peixes do Rio São Francisco pelo repovoamento, oportunizado pelos métodos de reprodução artificial ou do resgate de peixes oriundos de lagoas que secaram durante a estiagem, que acontece, normalmente, nos meses de agosto a novembro,” explicou Charles Fabian, chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura, da Codevasf, em Xique-Xique.
  
Almir Maia de Araujo, 18, estudante do curso técnico em Agropecuária, considera a feira um espaço para mostrar a aprendizado construído durantes as aulas teóricas e práticas. “Mostramos aos visitantes o que estamos aprendendo e nos motiva a querer aprender ainda mais. Eu sou filho de produtor rural e venho aperfeiçoando em contato com a teoria e prática coisas que já sei. Estou muito satisfeito com as experiências que venho vivendo aqui”, disse.

Além das exposições, os estudantes também estão envolvidos na realização de oficinas, com orientação dos professores, sobre as seguintes temáticas: cilagem; beneficiamento da mandioca; beneficiamento de peixes; técnicas de leitura. As palestras estão sendo ministradas por profissionais do Território e abordam os seguintes assuntos:    Segurança Pública e Meio Ambiente; Intervenção Social- Educação Profissional e Cooperativismo; Forrageira e, Mananciais do Médio São Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário