quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

SUPROF participa de lançamento de documentário sobre empreendedorismo negro na Bahia

Foto: Divulgação 
A Cor do Trabalho, um documentário que relata o empreendedorismo negro na Bahia, dirigido pelo cineasta Antônio Olavo, será lançado amanhã (dia 12/12), no Teatro da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Campus I, situado no bairro do Cabula, em Salvador. A professora Martha Rocha, Diretora de Estudos e Pesquisas da Educação Profissional (DIRPEP), da Superintendência de Educação Profissional (SUPROF), participará do evento de lançamento.

Produzido pela Portfolium Laboratório de Imagens, o documentário é uma realização da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas, entre as quais o recente Edital de Apoio à Economia Solidária de Matriz Africana, cujo objetivo é fortalecer uma política de valorização permanente das raízes históricas do povo negro, nos aspectos sociais, econômicos, culturais, étnicos, religiosos e políticos.

O documentário registra como a união entre a solidariedade e o trabalho constituiu uma força com o poder de transformar histórias e vidas da população negra na Bahia, positivando suas vivências, superando as muitas adversidades, servindo de exemplos e referências para as gerações posteriores.

A professora Martha Rocha destaca a contribuição do documentário em torno da discussão da temática da raça/cor na educação, em especial, na Educação Profissional, uma vez que mostra a dinâmica do empreendedorismo negro na Bahia. “Considerando que a Educação Profissional é uma política pública de inclusão de jovens e trabalhadores no mundo do trabalho e que mais de 70% dos estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia são negros, pretos e pardos, a qualificação profissional, aliada à elevação de escolaridade da população negra da Bahia aumenta as possibilidades de acesso e permanência desses alunos no mundo do trabalho. Assim, é fundamental que a totalidade dos alunos da rede pública de educação profissional possa assistir a esse documentário, que mostra as variadas estratégias utilizadas pela população negra para fazer frente aos desafios do mundo do trabalho”.

Com informações da UNEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário