quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Secretaria da Educação promove parceria com empresas e instituições para estágios dos estudantes da rede pública


A Secretaria da Educação, por meio da Superintendência de Educação Profissional (Suprof), está construindo parcerias desde 2009, com instituições públicas e privadas interessadas em conceder estágios para os estudantes dos 75 cursos técnicos de nível médio ofertados pela Rede Estadual de Educação Profissional. Podem conceder o estágio, Secretarias de Estado, autarquias, prefeituras municipais, empresas da iniciativa privada, associações, sindicatos, áreas de agricultura familiar, cooperativas, microempresas, assentamentos, entre outros.

Os interessados devem se dirigir à Suprof, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Podem também procurar diretamente os 29 Centros Territoriais, 25 Centros Estaduais de Educação Profissional, além das 104 unidades da rede que ofertam cursos técnicos de nível médio em 119 municípios em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia. Todo processo deve estar sempre legalizado por termo de compromisso de estágio, assinado entre as partes.

O estágio é parte da matriz curricular da Educação Profissional (EP) que tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico. O estágio tem a duração de 400 horas, deve ocorrer em um turno oposto ao qual o estudante está matriculado, ocorre com orientação e supervisão de professores designados pela unidade escolar.

Para o superintendente da Educação Profissional do Estado, Almerico Lima, o estágio oportuniza que o estudante possa exercitar habilidades e conhecimentos desenvolvidos no percurso formativo. “O estágio contribuirá para que o estudante conheça múltiplas realidades do mundo do trabalho no qual o seu curso está inserido, além de propiciar o diálogo entre teoria e prática. Por outro lado, a instituição ou empresa que concede estágio, estarão contribuindo para a formação dos jovens e adultos estudantes e ao mesmo tempo abrindo a possibilidade do primeiro emprego para o futuro técnico, já que a maioria dos estagiários acaba contratada pelas empresas e instituições”, acredita.

Embora não seja obrigação da Secretaria da Educação e das unidades escolares a oferta universal do campo de estágio, vários esforços são realizados pela Superintendência de Educação Profissional e pelos Centros Territoriais, Centros Estaduais e unidades que ofertam Educação Profissional, visando apoiar os estudantes na busca dos campos de estágio.

Uma das iniciativas adotadas pela superintendência foi a criação do vice-diretor de articulação do mundo do trabalho e do professor orientador de estágio para busca, in loco, dos campos de estágio. Outra iniciativa foi a implantação do Sistema de Integração Escola Mundo do Trabalho (SIEMT) como agente de integração nos Centros de EP e a garantia do pagamento do seguro contra acidentes se o estágio ocorrer em órgãos públicos.

Acordos e parcerias criam maiores oportunidades de estágio

A Rede Estadual de Educação Profissional também está estabelecendo acordos de cooperação com o objetivo de viabilizar estágios. Um dos acordos firmados foi com a Secretaria da Saúde do Estado, tendo em vista que dentre os cursos técnicos de nível médio ofertados pela rede, nove compõem o eixo tecnológico Ambiente e Saúde. Outros acordos estão em tramitação com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Embrapa, FCC Jacuípe – Termoplásticos Adesivos e Componentes LTDA e com a Ceplac.

O Instituto de Aplicação Anísio Teixeira (IAT) é um dos parceiros da Rede de Educação Profissional. Por meio do Programa de Monitoria contempla, com estágio, estudantes dos cursos técnicos em Informática. Outra instituição parceira é a Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis. “Além disso, ações de divulgação dos cursos têm sido realizadas para fins de estágio e emprego junto a secretarias e órgãos públicos do governo do estado da Bahia, ao Fórum de Turismo, junto à Comissão Tripartie e Paritária de Emprego da Bahia, ao Fórum da COPA, à Federação das indústrias da Bahia e com gerentes de relações humanas do Pólo Petroquímico de Camaçari”, afirma Almerico Lima.

O superintendente acrescenta que embora a grande maioria dos estudantes em fase de conclusão de curso tenha completado a carga horária de estágio, eventualmente alguns encontram dificuldades históricas na sua colocação, sendo até mesmo preteridos em relação aos estudantes das instituições privadas, “por simples desinformação dos concedentes. Mas quando aceita, fica entusiasmado com a garra e o compromisso dos estudantes da rede pública.”


Para maiores informações

e-mail: estágio.suprof@gmail.com

Acesse: www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário