sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Estudantes do CEEP das Águas participam da Expo Barra

Os estudantes dos cursos técnicos em Agroindústria, Meio Ambiente, Pesca e Agricultura do Centro Estadual de Educação Profissional das Águas, participam até amanhã (dia 25), da 2º Exposição Agropecuária de Barra (Expo Barra). Na oportunidade, eles irão apresentar ao público experimentos desenvolvidos em sala de aula. É uma oportunidade para que possam aperfeiçoar seus conhecimentos ao vivenciar situações do cotidiano das futuras profissões e de ressaltar o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico na Educação Profissional da Bahia. 

 Os visitantes poderão degustar produtos elaborados pelos estudantes do curso técnico em Agroindústria como, por exemplo, licores de frutas, doces de banana, de goiaba e de leite, geléia de tamarindo, bombons de banana, trufas com recheio de licor, além de bananas chips que são bananas verdes desidratadas e, posteriormente, fritas.

Já os estudantes do curso técnico em Meio Ambiente apresentarão uma maquete com o sistema eólico, tecnologia social, sustentável, de baixo custo que beneficia a comunidade e é capaz de gerar energia com a força do vento. Irão também ensinar como é possível reaproveitar o lixo por meio da produção de canteiros alternativos, utilizando garrafas pet e contribuindo para a conservação do meio ambiente.

Os estudantes do curso técnico em Pesca estão responsáveis em expor conservas de peixe. Já os do curso técnico em Agricultura irão ressaltar a importância do uso do adubo orgânico para o plantio de culturas diversas, como milho, abóbora, aipim, maracujá, canteiros de hortaliças, por meio da compostagem, ou seja, da transformação da matéria orgânica como estrume, folhas e resto de comida em composto para ser usado como adubo. Além disso, irão expor em maquetes representações de sistema hidráulico, possibilitando aos visitantes a oportunidade de observar como deve ser feita a instalação correta nas residências para reduzir o consumo de água.

Oficinas sobre diferentes temas como boas práticas agrícolas, técnicas legais do uso dos recursos hídricos para irrigação, análise e planejamento financeiro, alternativa de produção no semiárido, empreendedorismo como oportunidades de negócios, entre outros, estão na programação. As oficinas serão ministradas por técnicos de diferentes instituições como a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (Sebrae), professores da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) e do Instituto Federal da Bahia, do município de Senhor do Bonfim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário