sexta-feira, 10 de agosto de 2012

CETEP Vale do Jiquiriçá realiza 10ª gincana estudantil

Os estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Enfermagem, Zootecnia e Agropecuária, do Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jequiriçá (Cetep), em Amargosa, participam até hoje ( dia 10),  da 10ª edição da gincana contextualizada. A gincana é uma atividade curricular, interdisciplinar, que visa, por meio de atividades lúdicas e muita dinâmica, promover a difusão de conhecimentos e uma interação maior entre a comunidade estudantil. 

O diretor do CETEP, Daniel Santos, explica que por meio de reuniões e consultas com professores de cada disciplina, as propostas das atividades interdisciplinares são elaboradas e contextualizadas, por isso o nome da gincana. Neste ano será comemorado o centenário de Luiz Gonzaga e os jovens deverão, de forma criativa, trazer informações sobre a biografia do artista, trabalhando as canções “Asa Branca” e “Respeita Januário”.

Sobre a interdisciplinaridade o Diretor destaca a atividade “A Caça ao Tesouro”. “A Caça ao Tesouro envolve decifração de enigmas. Os enigmas trazem questões que englobam disciplinas como matemática, português e inglês. Os estudantes se divertem na gincana, ao mesmo tempo em que praticam os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, disse.

Existem também as atividades específicas de cada curso, como por exemplo, as simulações de atendimentos pré-hospitalares destinadas aos estudantes do curso Técnico de Enfermagem. Os jovens deverão simular três atendimentos a vítimas de asfixia por engasgo. Essas são atividades que possibilitam aos jovens praticarem e vivenciarem possíveis situações do cotidiano da futura profissão. Já os estudantes do curso Técnico em Agropecuária deverão elaborar dois manuais práticos sobre suinocultura e bovinocultura, contendo informações sobre raças, manejos, dentre outros. Além disso, dois integrantes de cada equipe irão responder questões a respeito do livro “Vidas Secas”.


A Gincana estimula a leitura, a pesquisa, o raciocínio lógico e uma série de outras habilidades dos jovens, como por exemplo, na atividade de estudo do solo do CETEP. Cada equipe deverá retirar amostras do solo de alguma área. A amostra que evidenciar menor porosidade e maior dificuldade de infiltração de água, receberá a melhor pontuação. Essa atividade exige um estudo prévio e pesquisas dos tipos de solo. A Gincana conta ainda com diversas competições esportivas, dentre elas futebol, arremesso de peso, natação e basquete. A Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia incentiva a participação dos estudantes em atividades como esta, pois a pesquisa e diferentes formas de articulação entre trabalho, ciência e tecnologia contribuem para a formação integral dos estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário