quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Atividades marcam dia do Estudante nos Centros de Educação Profissional

Estudantes dos Centros Territoriais, Centro Estaduais e unidades que ofertam Educação Profissional realizam durante todo este mês de agosto, atividades alusivas ao dia do estudante, data celebrada no último sábado (dia 11). São visitas técnicas, gincanas, oficinas, simulações de atendimentos na área de saúde, entre outras, que buscam elevar a auto estima do estudante, promovendo a troca de experiências e uma maior interação entre a comunidade estudantil. 


Até a próxima sexta (dia 17), os estudantes dos cursos Técnicos em Meio Ambiente e Agropecuária, do Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido (CEEP), em São Domingos, farão visitas técnicas à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Petrolina-Pernambuco e ao Instituto Regional da Pequena Agropecuária Aplicada (Irpaa), em Juazeiro. Com estas atividades, os estudantes poderão refletir um pouco mais sobre seus conhecimentos, adquirindo novos e estabelecendo relações entre teoria e prática. Além disso, poderão conhecer as experiências das instituições, possibilitando um maior amadurecimento quanto a técnicas de produção apropriadas para o Semiárido.

No CETEP do Extremo Sul II, em Eunápolis, os estudantes realizarão no próximo dia 25 de agosto e 1º de setembro, a Gincana Sustentável. A atividade tem a finalidade de incentivar práticas sustentáveis junto à comunidade estudantil e terá provas como coleta seletiva e a reciclagem de lixo.

No CETEP do Extremo Sul, em Teixeira de Freitas, como parte das atividades alusivas ao Dia do Estudante, no próximo dia 18, será realizado o I Torneio Interclasse. Além disso, os estudantes do curso Técnico em Controle Ambiental realizaram uma visita técnica à fábrica de celulose Veracel. Na oportunidade eles conheceram como ocorre o tratamento de efluentes, fundamental para reduzir a emissão de poluentes na atmosfera, nos rios e lagos.

Em Itororó, no CETEP de Itapetinga, a comunidade estudantil participou na sexta (dia 10), do I Torneio de Futsal e Baleado. A comemoração do dia do estudante no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) em Processos e Serviços Industriais Irmã Dulce, em Simões Filho, ocorreu quinta (dia 09) e sexta-feira (dia 10) com os jogos esportivos. Os estudantes dos cursos Técnicos em Meio Ambiente e Biocombustíveis participaram de diversas competições esportivas dentre elas, xadrez, vôlei, futebol de salão e de campo. A atividade foi orientada pelo professor de Educação Física, Gilvã Carvalho.

Já os estudantes do curso Técnico em Cozinha do CETEP realizaram oficinas sobre preparação de bolos, pães e coberturas. Com base nos princípios trabalhados na disciplina “Panificação e Confeitaria”, eles receberam explicar as diferenças sobre os valores nutricionais dos alimentos, além de ressaltar a importância da atuação do técnico em Cozinha para a Gastronomia.

No CETEP do Vale do Jequiriçá, em Amargosa, os estudantes dos cursos Técnicos em Enfermagem, Zootecnia e Agropecuária, realizaram semana passada, a 10ª edição da gincana contextualizada. Paralelamente foram realizadas atividades específicas de cada curso. Os estudantes do curso Técnico em Agropecuária elaboraram dois manuais práticos sobre suinocultura e bovinocultura, contendo informações sobre raças, manejos, dentre outros. Já os estudantes do Técnico em Enfermagem, simularam atendimentos pré-hospitalares a vítimas de asfixia por engasgo. Essas atividades possibilitam aos jovens praticarem e vivenciarem possíveis situações do cotidiano da futura profissão, ressaltando o trabalho como princípio educativo, a intervenção social como princípio pedagógico e a formação integral dos estudantes na Rede Estadual de Educação Profissional.

A equipe da Superintendência da Educação Profissional (Suprof) deseja a todos/as os/as estudantes da Educação Profissional paz, sucesso e felicidade na profissão que escolheram. O trabalho da equipe Suprof existe para construir uma Educação Profissional de qualidade para vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário