terça-feira, 14 de agosto de 2012

3º Encontro de Jovens Cientistas da Bahia

O Instituto Anísio Teixeira – IAT informa que estão abertas as inscrições para o 3º Encontro de Jovens Cientistas da Bahia, que acontece entre os dias 27 e 30 de novembro de 2012, na Faculdade de Medicina da Bahia. A instituição é considerada, pelos historiadores, como o berço da ciência no Brasil.

O evento é destinado aos estudantes do ensino fundamental e médio e promovido pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia – IBIO/UFBA. O encontro é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, por meio do Edital de Apoio à Realização de Feiras e Mostras Científicas.

O 3º Encontro de Jovens Cientistas dá continuidade a outras duas edições da atividade, ocorridas nos anos de 2006 e 2009. A coordenadora do evento, a bióloga e professora do IBIO/UFBA, Rejâne Lira, afirma que o objetivo é facilitar o acesso ao conhecimento científico, sobretudo à população escolar desfavorecida. “Queremos possibilitar o entendimento, por parte de crianças e adolescentes, de que a ciência é dinâmica e está presente no dia a dia”, salienta.

De acordo com Rejâne, o 3º Encontro é uma oportunidade para que bolsistas de iniciação científica júnior apresentem os resultados de seus trabalhos. “Trata-se de um evento em que alguns jovens poderão falar sobre ciência para outros jovens, facilitando a aproximação desta parcela da população com os assuntos científicos”, afirma. “Quem sabe este contato possa despertar vocações para carreiras científicas”, completa Rejane.

Fazem parte da programação, as conferências "O Ser Humano da Ciência". Os convidados são o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes; o paleontólogo Alexander Kellner, titular da coluna “Caçador de Fósseis”, da revista Ciência Hoje On-line, e o velejador baiano Aleixo Belov, que em 2011 completou sua quarta volta ao mundo a bordo do veleiro-escola “Fraternidade” acompanhado por jovens alunos biólogos, engenheiros e cineastas.

O encontro também conta com atividades como o Gabinete de Curiosidades Científicas, no qual os participantes inscritos apresentarão experimentos científicos, e Vida de Jovem Cientista, espaço idealizado para apresentações e trabalhos na modalidade comunicação oral. Além disto, estão programadas mostras de vídeos, apresentação de peças teatrais, jogos virtuais e de tabuleiro com temática de ciências, ações denominadas como Jovens Repórteres Científicos, Jovens Cientistas em Cena e Ciência Lúdica.

Informações sobre inscrições, valores, normas e modalidades de trabalhos podem ser encontradas no blog www.jovenscientistasdabahia.wordpress.com e por meio dos telefones (71) 3283-6564 e (71) 9999-5431. A coordenação do evento disponibiliza um estande, com monitores dispostos a esclarecer informações, para ser montado nas áreas comuns das escolas. Interessados em agendar uma visita, enviar e-mail para jovenscientistasdabahia@gmail.com.

Fonte: IAT

Nenhum comentário:

Postar um comentário