quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Material didático do ProJovem Urbano é lançado no Rio de Janeiro

Na qualidade de Coordenador Nacional do Fórum de Gestores de Educação Profissional, o professor Almerico Lima, superintendente da Educação Profissional da Bahia, participou nesta semana na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, do Encontro de Lançamento da Coleção de Vídeos Educativos da Qualificação Profissional do Projovem Urbano. O novo material didático beneficiará os educadores e estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia, especialmente do Projovem Urbano, Proeja Fundamental e Médio, reforçando a importância da construção efetiva de políticas públicas para a juventude. 


A primeira coleção do material didático da Educação Profissional Pública foi lançada pelo ProJovem Urbano. É composta por 50 livros que procuram apoiar o educador de qualificação profissional durante a realização de suas atividades pedagógicas e contribuir para a ampliação dos horizontes da política de qualificação profissional no país. O material foi elaborado durante a gestão do professor Almerico Lima quando exerceu a função de diretor de qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), entre 2003 e 2007.

A nova coletânea do ProJovem Urbano foi idealizada pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da UFRJ. A Coppe tem larga experiência na produção de materiais didáticos da Educação Profissional pública, com materiais sobre Aprendizagem, Qualificação (MTE), ProJovem adolescente (MDS) e ProJovem (MEC). Também é responsável pela capacitação de professores para uso do material didático. Durante o encontro, foi verificada a possibilidade de ser produzido o material didático para Formação Técnica Geral (FTG) e material para introdução da dimensão trabalho no Ensino Médio.

Qualificação Profissional - Hoje, a Bahia, possui mais 8.038 estudantes matriculados em cursos de qualificação profissional pelo Proeja Fundamental (Trilha-Projovem Urbano e Saberes da Terra). Esta oferta deverá ser ainda mais ampliada neste ano com mais 5.673 vagas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Nenhum comentário:

Postar um comentário