sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Secretaria da Educação apresenta em São Paulo avanços da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio

Das 56.604 matrículas da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia, 57,03%, o que equivale a 32.282, são ocupadas por estudantes que optaram em fazer Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (EPI). Estes números fazem da Rede a segunda maior no número de matrículas em EPI do país, atrás apenas do Paraná. As experiências que contribuíram para este resultado serão demonstradas pelo superintendente da Educação Profissional do Estado, Almerico Lima, hoje (dia 10), durante o Simpósio do Ensino Médio e Técnico - Práticas Integradoras e Gestão de Currículo, no Centro Paula Souza, em São Paulo. 

O professor Almerico participará da mesa sobre Experiências na construção de currículo juntamente com especialista no assunto do Brasil e exterior, a exemplo de Mônica Sladogna, do Ministério do Trabalho, Emprego e Seguridade Social, da Argentina. Ele lembra que, nos últimos cinco anos, o Estado vem investindo na Educação Profissional fisicamente e na busca da qualidade pedagógica e efetividade social.

“O Estado da Bahia é vitorioso porque implantamos a rede não só fisicamente, mas conceitualmente, pedagogicamente. Estamos vendo o resultado deste trabalho seja por meio do aumento da oferta de vagas, inclusive de EPI que representa mais da metade da nossa oferta atualmente, mas, sobretudo, por meio dos benefícios diretos da qualificação e formação profissional dos nossos jovens e trabalhadores”.

Nesse sentido, o professor aponta como um dos diferenciais a matriz curricular adotada na Rede de Educação Profissional da Bahia que articula teoria e prática, ciência, tecnologia e sociedade, os saberes acadêmicos e os construídos na vida e no trabalho, que tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico. Ele ressalta, ainda, o alinhamento do currículo com as demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos territórios de identidade.

“A proposta é levar o estudante à compreensão do mundo do trabalho em geral e dos aspectos relacionados com as ocupações específicas, apropriação das ferramentas e práticas básicas das ocupações. Além disso, instrumentaliza os estudantes para a construção permanente do bem-estar, da autonomia no trabalho e para que seja um sujeito de direitos, consciente do seu papel na sociedade e no mundo do trabalho”, afirmou.

Sobre o Simpósio - O Simpósio do Ensino Médio e Técnico ocorrerá nos dias 09 e 10 próximos, no Centro Paula Souza, em São Paulo. Este evento reunirá trabalhos do Ensino Médio, Ensino Técnico e cursos integrados. A meta é a difusão de conhecimentos e práticas desenvolvidas nas unidades de ensino.

Acesse a programação:

http://ensinomedio.net/SimposioII/2012Simposio_Programacao.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário