quarta-feira, 8 de agosto de 2012

CETEP da Chapada Diamantina promove seminário sobre sexualidade

Os estudantes dos cursos técnicos em Enfermagem do Centro Territorial de Educação Profissional da Chapada Diamantina (CETEP), em Wagner, promovem nesta quinta-feira (dia 09), o I Seminário sobre Sexualidade. O evento, que é aberto ao público, acontece das 8h às 17h, no auditório do Centro, e tem como proposta incentivar os estudantes e a comunidade a refletirem sobre a sexualidade, alertando sobre os cuidados necessários para se evitar a gravidez na adolescência e as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). 

Durante o evento, os estudantes irão ministrar as oficinas. Regiane dos Anjos, estudante do curso técnico em Enfermagem, explica que a atividade é uma oportunidade de discutir a banalização do sexo e a iniciação precoce da vida sexual. “Independente da idade, dúvidas sobre sexo, prevenção e valores em torno destes assuntos sempre existirão. Eu tenho 17 anos e me preocupo muito com esta temática. Tenho várias colegas que engravidaram nesta idade e mais novas ainda, tanto por terem dúvidas quanto por sentirem vergonha de perguntar. Precisamos quebrar com estes tabus que só com muito esclarecimento poderão ser amenizados. Este será nosso objetivo”, afirmou.

A abertura do evento está marcada para às 8h, com a apresentação “Voz e Violão” do grupo ProJovem do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Depois, será realizada a palestra “Gravidez na adolescência e aborto”, quando serão destacadas a importância do planejamento familiar e as consequências do aborto à saúde da mulher e da criança. O tema será discutido pelo Dr. Ricardo Leal, médico do Programa Saúde da Família (PSF), da Secretaria de Saúde.

Consequências da gravidez na adolescência e do aborto serão temas abordados por Saraí Granh de Araujo, psicóloga do CRAS do município. E para encerrar as atividades da manhã, os estudantes do curso técnico em Enfermagem, ministrarão oficinas sobre anatomia e fisiologia masculina e feminina.

No período da tarde, a partir das 14h, será tema de debate “DST’s e suas consequências para saúde da mulher e do homem”. A palestra, ministrada pelas enfermeiras Fernanda Oliveira e Kelba Lobo, reforçará a importância do uso de métodos contraceptivos para evitar a gravidez e prevenir as DST’s. Estas temáticas serão novamente abordadas pelos estudantes durante oficinas.

Maria Cristina Mendes, professora e organizadora da atividade, avalia que o seminário reflete a intervenção social como princípio pedagógico e o trabalho como princípio educativo na Educação Profissional da Bahia, além da dimensão da educação integral, pois o tema expande o horizonte do futuro técnico enquanto pessoa humana e sujeito de direitos “Por meio da atividade estamos enfatizando o nosso papel enquanto educadores, de educar para a vida, auxiliando as famílias na criação de seus filhos e incentivando os estudantes a refletirem sobre suas ações e as consequências delas para suas vidas”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário