quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Estudantes do CETEP do Recôncavo participam de formação em Educação Ambiental

Com o objetivo de capacitar os estudantes do curso técnico em Agropecuária para atuarem como formadores em educação ambiental, o Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo, em Santo Antônio de Jesus, realiza até a próxima quinta-feira (dia 30), a série de oficinas sobre Formação em Educação Ambiental. A atividade está sendo promovida em parceria com a Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A (Embasa), nas dependências do CETEP. No próximo mês, entre os dias 25 e 29, outra turma do curso técnico em Agropecuária também será beneficiada com esta formação. 

Por meio da ação, os estudantes são convidados a refletirem quanto às boas práticas sustentáveis, de como simples ações a exemplo da coleta seletiva, da reciclagem de lixo e como a adoção de técnicas de compostagem para obtenção de adubo orgânico são fundamentais para a preservação ambiental.

Durante a formação também serão apresentados conceitos sobre educação ambiental e discutidas questões como participação e controle social, qualidade de vida, ética ambiental e desenvolvimento sustentável. Outro ponto abordado como essencial na proteção da natureza é o saneamento básico imprescindível para a conservação, por exemplo, de rios e aqüíferos, além de ser fundamental para prevenir doenças como a cólera. Em uma das etapas da formação, os estudantes conhecerão as técnicas de tratamento de água utilizadas na Estação de Tratamento de Água da Embasa em Santo Antônio de Jesus.

Maria Lúcia Reis Mota, coordenadora da atividade e de estágio do CETEP do Recôncavo, explica que após a formação, os estudantes atuarão como multiplicadores das informações junto à comunidade do entorno do CETEP e, posteriormente, com comunidades rurais do município. “A ideia é que eles realizem palestras junto às comunidades, conscientizando a população de que somos parte do meio ambiente e que cuidar dele é zelar pela nossa própria qualidade de vida e também das futuras gerações”, disse.

Esta também é a opinião de Lorena Silva Santos, 18, estudante do curso Técnico em Agropecuária, para quem o curso está reforçando sua responsabilidade na luta pela conservação e conscientização sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente. “O curso está ampliando minha visão sobre o meio ambiente, apesar de estarmos tratando de um assunto que é e vem sendo bastante discutido. Agora terei mais responsabilidade por estar sendo capacitada para ser uma agente multiplicadora desta mensagem, com ética, compromisso e seriedade”, afirmou.

Ações como estas reforçam princípios e diretrizes da Educação Profissional da Bahia que visa preparar jovens e trabalhadores para uma inserção cidadã na vida social e no trabalho, de modo que se beneficiem e atendam às demandas do desenvolvimento socieconômico e ambiental das cadeias sócioprodutivas locais e dos Territórios de Identidade onde vivem. Ressalta-se, que neste contexto, a questão ambiental é parte da matriz curricular da Educação Profissional independente dos cursos, pois estimula a formação integral do sujeito trabalhador, usa como base científica para o aprendizado das tecnologias as Ciências Naturais, Ciências Humanas e Linguagens, além de estimular valores como: solidariedade, trabalho coletivo, respeito à diversidade, cultura de paz, responsabilidade com a sociedade, responsabilidade socioambiental e transformação social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário