terça-feira, 7 de agosto de 2012

Estudantes promovem Seminário de Nutrição e Dietética em Valença

Estudantes do curso técnico de nível médio em Nutrição e Dietética, do anexo do Centro Territorial de Educação Profissional do Baixo Sul, em Valença, que funciona na Escola Estadual Conselheiro Zacarias, promovem nesta terça-feira (dia 7), o I Seminário de Nutrição e Dietética. O evento será realizado no anexo a partir das 14 horas e objetiva possibilitar que os estudantes vivenciem, por meio de práticas pedagógicas, um pouco do cotidiano da futura profissão.

Serão prestadas orientações sobre manuseio e armazenamento correto dos alimentos, higienização da cozinha e dos utensílios, informações de como evitar que os alimentos sejam contaminados, dentre outras. Além da comunidade estudantil, foram convidados a participar, os chamados manipuladores de alimentos que trabalham na cidade como merendeiras, cozinheiras e vendedores de alimentos como baianas de acarajé.

A abertura será marcada por palestra da nutricionista e professora do Cetep, Rita de Cássia sobre o papel do técnico de Nutrição e Dietética. “O técnico em Nutrição e Dietética auxilia o nutricionista. Ele ajuda, por exemplo, na supervisão de como os alimentos das clínicas, hospitais e restaurantes estão sendo armazenados. Na avaliação de como esses alimentos estão sendo manuseados. São diversas as possibilidades de atuação deste profissional”, explica.

A partir das 14h30, o público poderá iniciar a visitação das salas temáticas que serão montadas. De acordo com a diretora do anexo, Idiene Borges, serão cinco salas em que os estudantes abordarão os temas: “Como se vestir e higiene pessoal”; “Formas de contaminação”; “Como lavar as mãos adequadamente”; “Forma adequada de lavar os alimentos” e “Utensílios adequados e formas de higienização”.

A diretora ressalta que essa é também uma forma de intervenção social, um princípio pedagógico conforme prevê a Educação Profissional. “Há uma interação dos jovens com a comunidade local. Trabalhadores de áreas afins estarão presentes e poderão aprender e modificar suas formas de atuações por meio das informações que serão dadas por eles. É muito importante uma atividade como esta, pois abre portas para o mundo do trabalho, uma vez que diversos atores sociais estarão presentes. O sindicato de Taperoá, por exemplo, vem com 30 participantes. É também uma forma de divulgarmos o curso e abrirmos possibilidades para outros jovens”, explica.

Veja algumas orientações que foram antecipadas pelos futuros técnicos para quem trabalha com manipulação de alimentos.

- Mantenha os cabelos presos e com touca

- Use roupas brancas e avental

- Os homens devem manter a barba feita

- As unhas devem ser mantidas limpas e cortadas

- Nunca deixe restos de detergente ou de resíduos ao enxaguar os utensílios. São coisas propensas para a contaminação dos alimentos

- Evite utilizar tábua de carne de madeira porque acumula resíduo e fungos

Nenhum comentário:

Postar um comentário