terça-feira, 9 de setembro de 2014

Estudantes da Educação Profissional de Jacobina realizam III Feira de Ciências

Foto: Arquivo Centro
Mais de 400 pessoas prestigiaram a III Feira de Ciências realizada por estudantes dos cursos técnicos em Comércio, Guia de Turismo, Secretariado, Manutenção e Suporte em Informática, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios do Centro Baiano Professora Felicidade de Jesus Magalhães (CEEP). O evento, que aconteceu nesta terça-feira (dia 09/09), no próprio Centro, teve como objetivo apresentar projetos de pesquisa de intervenção social, que em sua maioria envolvem temas voltados à sustentabilidade, além de fomentar a iniciação científica e a construção de saberes.

Os estudantes do curso técnico em Secretariado apresentaram o projeto “Roda D’Água”, que objetiva orientar o cidadão sobre a importância de proteger, recuperar e conservar os recursos hídricos dentro de uma bacia hidrográfica.  Implantação da Coleta Seletiva no Centro foi tema da pesquisa realizada pelos estudantes do curso técnico em Comércio. “Detectamos que o lixo gerado no ambiente escolar não estava sendo descartado adequadamente, daí resolvermos intervir trazendo informações sobre a coleta seletiva e assim vivermos em um ambiente saudável”, explicou Edilene Duarte, estudante do curso técnico em Comércio.

Os estudantes do curso técnico em Guia de Turismo apresentaram a pesquisa sobre a Degradação Ambiental da Cachoeira dos Alves, importante ponto turístico de Jacobina. Eles apontaram os fatores que estão contribuindo para degradação da Cachoeira, a exemplo de construções irregulares, desmatamento, lançamento de dejetos de esgotos residências e resíduos sólidos que são descartados no solo.  

O estudante João Paulo Dias Júnior, 54, do curso técnico em Guia de Turismo, explica que os resultados levantados serão apresentados à comunidade e ao poder público. “Queremos que as próximas gerações possam também admirar este belo ponto turístico e, por isso, pretendemos fazer formações com a comunidade para que compreendam e se conscientizem sobre as conseqüências de descartar lixo em locais inadequados. Esperamos contar também com apoio do poder público para que possam tomar providências cabíveis no processo de restauração dos danos causados e também que nos auxiliem com as formações junto à comunidade sobre a importância da preservação e conservação ambiental.”

Graciete de Oliveira Silva Tinel, diretora do Centro, disse que a Feira constituiu um momento ímpar na vida estudantil dos futuros técnicos de nível médio. “É um momento em que entram em evidência os resultados dos projetos construídos pelos alunos no decorrer do percurso educativo com a orientação de seus professores. A Feira de Ciências contribuiu de maneira significativa para o desenvolvimento da criatividade e pesquisa investigativa, potencializando a facilitação do processo de aprendizagem e construção do conhecimento. Além de ser um espaço de troca de idéias e práticas que poderão contribuir também para uma sociedade mais justa, humana e sustentável”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário