segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Estudantes do CETEP Bacia do Rio Corrente implantam horta em unidade escolar de Santa Maria da Vitória

Os estudante do curso técnico em Agropecuária do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Corrente (CETEP), em Santa Maria da Vitória, realizaram na última quinta-feira (dia 04/09), a primeira ação de implantação do projeto de intervenção social Horta Escolar/ Lanche Nutritivo na Escola Municipal Arnaldo Pereira. A atividade envolve os estudantes da 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental I para que possam ser agentes multiplicadores de boas práticas sustentáveis, ao incentivar o cultivo de alimentos sem agrotóxicos.

O Projeto foi dividido em duas etapas: teórica e prática. Para elaboração da primeira, os estudantes utilizaram conhecimentos obtidos por meio das disciplinas: Olericultura Geral, Manejo e Conservação do Solo. Nesta segunda etapa, os aprendizados serão aplicados na construção da horta semi-orgânica para plantio de hortaliças, a exemplo de: cebolinha, coentro, couve, beterraba, cenoura, abobrinha, pimentão.  As hortaliças serão utilizadas na elaboração da merenda escolar.

André Andrade, 22, estudante do 3° ano do curso técnico em Agropecuária, ressalta a importância desta intervenção social. “É uma grande chance de aprender mais, com a mão na massa. Posso afirmar que é uma ação social de responsabilidade, pois estamos orientando estes estudantes para que possam aprender técnicas de implantação de uma horta e ficarem cientes dos benefícios trazidos pelo cultivo de alimentos semi-orgânicos.”

Saiba mais- O técnico em Agropecuária planeja, executa, acompanha e fiscaliza todas as fases dos projetos agropecuários. Podem administrar propriedades rurais, elaborar, aplicar e monitorar programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial. Fiscaliza produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial.  A formação também permite atuarem na medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais, além de programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa. Conheça o catálogo nacional dos cursos técnicos na página do MEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário