terça-feira, 2 de setembro de 2014

Reforma Política é tema de ações realizadas por comunidade estudantil do CETEP Sertão do São Francisco

A comunidade de Juazeiro está sendo mobilizada por estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional Sertão do São Francisco (CETEP) para participar da votação do Plebiscito Constituinte que tem como objetivo  decidir se a população brasileira é ou não favorável a uma reforma política no país.  O plebiscito foi iniciado ontem (dia 01/09) e prossegue até o dia 7 de setembro. As votações podem ser realizadas nas urnas espalhadas por todo o território nacionalpela internet. A consulta denominada como "Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva pela Reforma Política" é iniciativa da Plenária Nacional dos Movimentos Populares. Desde o ano passado, movimentos sociais, partidos políticos e entidades de todo o país impulsionam a realização de um Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana sobre o sistema político.

Para organizar a mobilização, os estudantes criaram um Comitê Popular do Plebiscito Constituinte composto por estudantes e professores. Dentre as ações do Comitê, no último sábado (dia 30/08), os estudantes realizaram um Sarau Literário no qual poesia e apresentações musicais abordaram a importância da mudança no Sistema Político Brasileiro. A atividade contou com a participação da comunidade do entorno do Centro.

Lirian Costa de Moura, 18, estudante do curso técnico em Agricultura, é uma das integrantes do comitê. Ela ressalta a importância deste ato de cidadania para o futuro do país. “Temos que ter consciência do nosso papel enquanto cidadãos. E, por isso, estamos aqui cumprindo nosso dever, explicando para a sociedade a importância de opinar pela reforma política e, mobilizando todos para que se juntem a nós e sejam multiplicadores destas informações. Queremos e alcançaremos mudanças com a participação de todos!”, disse.

O professor Adoniran Martins, diretor do Centro, ressalta que a importância deste ato cívico. “A participação de todos os atores neste ato é de fundamental relevância para que possamos mudar a realidade e também despertar a consciência política pela busca de um sistema político transparente e justo. O plebiscito oportuniza também um resgate da dignidade política que esta bastante desgastada. Contar com o apoio dos nossos jovens mostra que as juventudes tem pressa e quer transformar o Brasil”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário