sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Estudantes da rede estadual apresentam projetos para a Mostra da Educação Profissional e Feiras de Ciências

Foto: Arquivo CETEP
A etapa territorial da I Mostra da Educação Profissional e duas etapas regionais do projeto Feira de Ciências, desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, são realizadas, nesta semana, em unidades que ofertam Educação Profissional no interior do Estado. Até esta sexta-feira (29/8), acontece, no município de Santa Maria da Vitória, a III Feira de Ciências do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Corrente (CETEP).

Já na última quarta-feira (27/8), foi a vez do Centro Educacional Antônio Honorato, em Casa Nova, realizar a I Feira de Ciências de Educação Profissional. No mesmo dia, o Centro Territorial de Educação Profissional Bacia do Rio Grande (CETEP), em Barreiras, sediou a I Mostra da Educação Profissional e a II Feira de Ciências.

O diretor do CETEP da Bacia do Rio Grande, José Luiz, destaca a oportunidade que os estudantes têm para exercitar, por meio de projetos, a aprendizagem construída nos cursos. “Nas mostras e nas feiras, os alunos podem desenvolver trabalhos dentro de temas específicos dos cursos nos quais atuam”, diz. Ele ainda ressalta a participação dos professores na orientação para confecção dos projetos. “Os estudantes ainda têm a chance de debater com os orientadores e trazer ideias”, considerou.

Com esta mesma visão, a diretora do CETEP da Bacia do Rio Corrente, Lilianne Borba Castro, falou da importância das iniciativas. “A expressão é protagonismo juvenil. Os estudantes se tornam estimulados a criar e a desenvolver um projeto que parte do próprio conhecimento adquirido nos cursos”, exalta.

A estudante do primeiro ano do curso técnico em Enfermagem do CETEPda Bacia do Rio Corrente, Priscila Ribeiro, descreve o projeto desenvolvido por sua turma, que conta com mais 20 colegas. “Por meio de reuniões, chegamos ao colete pró-saúde, que combate as dificuldades posturais e traz diversos benefícios com o uso da água aquecida”, destaca. Priscila fala, também, sobre a importância dos professores, que orientam os trabalhos. “Temos um excelente acompanhamento, além de ser uma forma de exercitarmos nossa criatividade”.

As etapas local e territorial da I Mostra da Educação Profissional e as Feiras de Ciências regionais são utilizadas como seletivas para a Etapa Estadual da I Mostra da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia e  da Feira de Ciências da Bahia, que, em 2014, acontece durante o 3º Encontro Estudantil, no mês de outubro, na Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador, reunindo projetos e trabalhos de todos os Territórios de Identidade baianos.

Fonte: Portal da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário