quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Mais de 11 mil estudantes da rede estadual são beneficiados com novas ofertas do Pronatec


Mais de 11 mil estudantes da Rede Estadual de Educação estão tendo a oportunidade de fazer um curso pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego 2014 (Pronatec), demandado e coordenado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. As aulas, referentes à segunda etapa deste ano, foram iniciadas nesta semana para 25 cursos técnicos e 61 cursos de formação inicial e continuada (qualificação profissional), em 82 municípios.

Os cursos do Pronatec beneficiam estudantes regularmente matriculados no ensino médio (preferencialmente 3º ano) da escola pública. Aulas inaugurais do Pronatec aconteceram em todo o Estado, a exemplo da realizada no Centro Territorial de Educação Profissional Litoral Norte e Agreste Baiano (Cetep), em Alagoinhas, na segunda-feira (04/08). Participaram os estudantes beneficiados com a oferta dos cursos de Auxiliar de Fiscalização Ambiental e Promotor de Vendas pelo Colégio Polivalente de Alagoinhas e de Agente de Desenvolvimento Socioambiental e Auxiliar Técnico em Agropecuária, ofertados no Colégio Estadual João Benevides Nogueira, no município vizinho de Pedrão.

O superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, explica que das  11.889 novas vagas desta entrada, 8.780 (73,8%) foram ofertadas diretamente pelos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e as demais pelas instituições parceiras Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Instituto Federal Baiano (IFBaiano).

O superintendente ressaltou a importância do Pronatec para a formação do estudante que se beneficia das demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Bahia. “O Pronatec é um projeto estruturante na Secretaria da Educação, vinculado à implantação da Educação Integral no ensino médio da Bahia, introduzindo a dimensão trabalho na formação dos estudantes. Iniciado em 2011 no Estado, o Pronatec já beneficiou até o momento 22.015 estudantes da Rede Estadual”, afirmou.

Para a terceira etapa estão previstas cerca de 9 mil vagas de cursos de qualificação articulados com Educação de Jovens e Adultos (Pronatec EJA) ofertadas pela rede estadual de educação profissional e mais 3.700 novas vagas com os ofertantes: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Instituto Federal da Bahia (IFBA), e  outros.

A previsão é a de que até o final deste ano sejam ofertadas 16 mil novas vagas, em 127 cursos de formação profissional, nos 27 Territórios de Identidade baianos. A rede estadual de educação profissional ofertará diretamente 10.358 destas vagas.

Sobre o Pronatec

O Pronatec é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, instituído pelo Governo Federal em 2011. Seu objetivo é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e de cursos de formação inicial e continuada para estudantes, trabalhadores e desempregados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário