sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Estudantes do CETEP Vitória da Conquista participam do 8° Encontro Nacional do Café




Os estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária e Agroecologia, do Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista (CETEP), realizaram visita técnica na última semana ao 8° Encontro Nacional do Café “Usando tecnologia, vencemos desafios”. O evento, realizado de 25 a 27 de julho, na Fazenda Vidigal, em Barra do Choça, reuniu cafeicultores e empresários de todo país.  Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), hoje a Bahia é o quarto maior produtor de café do Brasil, atrás de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. 

Na oportunidade, os estudantes puderam observar as diversas fases da cultura do café e conhecer as novas tecnologias utilizadas pelos pequenos agricultores, a exemplo de experimentos do gotejamento, que favorece o uso econômico da água e atende as necessidades da planta. Eles também participaram de palestras sobre os seguintes temas: manejo do mato em cafezais, adubação racional do café, controle de pragas e doenças do cafeeiro, políticas para a agricultura familiar, entre outros temas.

José Andrey Amorim Leite Dias, 18, estudante do curso técnico em Agroecologia, participou do evento e ficou muito empolgado com os temas abordados.  “Após iniciar o curso, tive mais interesse de participar das atividades agronômicas que meus avós já desenvolviam, a exemplo da cultura do café. Participar deste Encontro me fez ter mais interesse sobre este ramo, pois pode conhecer novas experiências e também comparar as diferentes formas de cultivo do café por agricultores de outros Estados do Brasil. Já estou aplicando estes novos conhecimentos na propriedade da família”, contou.

A ação pedagógica foi uma atividade resultante das disciplinas específicas técnicas que compõem a matriz curricular dos cursos: Culturais Regionais, Pesquisa Orientação Profissional e Intervenção Social e Visita Técnica. Maria Stélia Oliveira Correia, vice-diretora técnico pedagógico, afirma que estas atividades fortalecem a qualidade do ensino e da aprendizagem dos estudantes. “Acompanhados pelos professores nestes três dias de evento nossos estudantes tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos tendo o contato com profissionais que já atuam na área e vendo na prática o que eles aprendem nas aulas teóricas”.


Ednei Pires, professor da disciplina Pesquisa Orientação Profissional e Intervenção Social e Visita Técnica, destaca que o aprendizado construído na visita técnica poderá ser colocado em prática junto a agricultores familiares da região. “Nosso intuito por meio da atividade é também de sensibilizar os estudantes para que eles reflitam sobre a importância do papel social e profissional que representam diante da comunidade trazendo melhorias para moradores que estão ligados de forma direta ou indiretamente a agricultura”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário