terça-feira, 12 de agosto de 2014

Mostra coreográfica celebra formatura da XXV Turma do Curso de Educação Profissional da Escola de Dança da FUNCEB


Nas noites de 13 e 14 de agosto (quarta e quinta), a partir das 19 horas, o palco do Espaço Xisto Bahia (Barris – Salvador/BA) vai receber a mostra coreográfica de formatura da XXV Turma do Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança, oferecido pela Escola de Dança da FUNCEB, unidade do Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), vinculada da Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA). Serão 12 novos artistas apresentando, cada um, seu trabalho de conclusão de curso, em forma de concepção e realização de coreografias, em sessões abertas ao público, com entrada gratuita.

“No momento da formatura, nos deparamos com a conclusão de uma etapa de formação desses alunos. Me vem a lembrança de como cada um deles chegou, e de como eles estão saindo – depois de terem percorrido um longo do processo de formação, consolidando competências e habilidades nesse espaço artístico-pedagógico. A sensação é de que foi uma trajetória muito rápida, mas com um itinerário cheio de experiências, interações, emoções e muito aprendizado”, relata Janahina Cavalcante, Coordenadora do Curso de Educação Profissional.

Na primeira data, 13 de agosto, serão encenadas as coreografias Marcas de Um Corpo (Renan Carvalho), Minhas Lembranças (Meryadla Brito), Sensibilidade Humana (Geovane Novais), Intuição (Caroline Arcade), Sais de Lítio (Evele Louize) e Navega (Taynan Teixeira). Já no dia 14, é a vez de Impasses (Tamara Lorena), Corpo Zipado – em Construção (Anderson Danttas), Sobre o Primeiro Olhar… (Karoline Ribeiro), Façanhas (Edlane Santos), SUUUuusssss (Monique Gisele) e Gunga (Antônia Matos).

SOBRE O CURSO – Com duração de dois anos e meio, o Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e forma profissionais habilitados a realizar ações e projetos artístico-educativos como agentes multiplicadores, intérpretes (bailarinos) e criadores (coreógrafos). Trabalha na formação técnica através do desenvolvimento de habilidades básicas e específicas, nas dimensões técnico-criativas, cognitivas e produtivas da linguagem da dança. No percurso, os estudantes têm acesso a uma gama de informações e experiências, perpassando os diferentes modos de estudar dança e desvendando técnicas de movimento como a capoeira, a dança moderna, o balé clássico, as danças afro e populares, além de diferentes proposições em técnicas contemporâneas. Em articulação com estes conteúdos técnicos, os alunos desenvolvem também reflexões sobre a dança, a educação e o corpo, culminando com as experimentações artísticas e configurações coreográficas a partir dos Laboratórios de Criação. Além de tudo isso, há práticas envolvendo interfaces com tecnologias, a exemplo do vídeo e da fotografia, e a transversalidade com outras linguagens artísticas.

Em 2009, o currículo do Curso foi revisado e aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) e Secretaria da Educação da Bahia (SEC), passando a seguir referenciais contemporâneos da educação e da dança. Também a partir de um diálogo com a Superintendência da Educação Profissional (SUPROF), o Curso vem consolidando a relação entre educação e trabalho, ampliando o olhar e o compromisso com a formação e a qualificação do jovem na perspectiva do acesso, ocupação e geração de renda no mercado profissional e na sociedade. Nesta perspectiva, todo o trajeto percorrido pelos alunos é, desde o segundo semestre de aulas, subsidiado por etapas de estágios nas quais os futuros profissionais têm a possibilidade de vivenciar experiências na condição de criadores, intérpretes e multiplicadores, observando ainda a dinâmica de gestão e produção cultural na atualidade.

Todo este investimento se reflete, também, no ingresso destes profissionais na universidade, em especial nos cursos de Dança e Bacharelado Interdisciplinar da Universidade Federal da Bahia. Outros partem para o fazer artístico como bailarinos e/ou coreógrafos, participando de grupos e montagens de dança. Há, ainda, uma grande incidência desses jovens artistas participando – e sendo selecionados – com propostas de Dança em editais de fomento estaduais e nacionais.


Mostra coreográfica
Formatura da XXV Turma do Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança
Quando: 13 e 14 de agosto (quarta e quinta), 19 horas
Onde: Espaço Xisto Bahia
(Rua General Labatut, 47 – Barris; subsolo da Biblioteca Pública do Estado da Bahia)
Quanto: Grátis
Realização: Escola de Dança da FUNCEB/ CFA/ FUNCEB/ SecultBA



Nenhum comentário:

Postar um comentário