segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Estudantes de Ilhéus participam de Mostra em São Paulo e do Encontro de Jovens Cientistas em Salvador

Foto: Estudantes na Mostra em SP
Estudantes dos cursos técnicos em Logística e Eletromecânica, do Centro Estadual de Educação Profissional em Logística, Transporte e Produção Industrial (CEEP), em Ilhéus, participaram na última sexta-feira (dia 26/09), da IV Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos, promovida pelo Colégio Técnico de Campinas da Universidade de Campinas (Cotuca/Unicamp), em São Paulo


Eles apresentaram um projeto inovador de controle logístico que beneficia a gestão de estoque na redução de custos e tempo dos profissionais dos setores de armazenamento de produtos.  Este mesmo projeto será apresentado na 5º edição do Encontro de Jovens Cientistas, que inicia amanhã (dia 30/09) e prossegue até sexta-feira (dia 03/10), no Campus Universitário de Ondina, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador.

Para confeccionar o experimento, os estudantes desenvolveram o software denominado de “Mia Intelligent Control Stock”, que por meio de comando de voz viabiliza o gerenciamento do controle de estoque eficiente na busca rápida e precisa dos produtos das empresas. A ferramenta também oportuniza o gerenciamento dos cadastros de produtos, fornecedores, usuários, controle de estoque e relatórios.

O professor Cristiano José Guedes da Cunha, um dos orientadores do projeto, traz mais informações sobre funcionamento da ferramenta. “Utilizamos um computador, no qual somente pessoas autorizadas possuem a senha de acesso. O usuário faz a solicitação por meio da descrição do produto utilizando fone Bluetooth estéreo, por meio do software é enviado a localização exata do produto solicitado otimizando o tempo de procura”.

Além da criação do software, os estudantes também formataram o layout do estoque para minimizar investimentos em equipamentos. Jonathan David Farias Oliveira, estudante do curso técnico em Eletromecânica, um dos envolvidos na pesquisa explica como ocorreu esta etapa. “Utilizando o espaço existente da forma mais eficiente possível, oportunizamos ao operador um posto de trabalho seguro e confortável, que oportuniza flexibilidade nas operações, diminuição de custo de tratamento e redução dos vários tipos de equipamentos de tratamento do material, além de melhorar o processo de produção e estrutura da empresa”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário