quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Formatura fortalece Território de Identidade de Irecê

Foto: Leonardo, egresso do
curso técnico em Enfermagem
A comunidade do Território de Identidade de Irecê está em festa com a formatura de 251 novos técnicos de nível médio em Administração, Agroindústria, Agropecuária, Agente Comunitário de Saúde, Edificações, Enfermagem, Informática e Secretaria Escolar, do Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê (CETEP). A solenidade será realizada no próximo sábado (dia 20/09), às 19 horas, no auditório do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, em Irecê.


Professor Carlos Ney, vice-diretor do mundo do trabalho, destaca que a inserção de novos técnicos de nível médio no mundo do trabalho fortalece o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Território. “Com a Educação Profissional, os nossos jovens e trabalhadores estão aptos para ocupar diversos espaços de organização do nosso Território e, a maior parte dos egressos já está atuando aqui na região. Eles receberam uma formação integral para além técnica, passando a agir como sujeitos reflexivos e críticos, ao se envolverem em práticas de intervenções sociais necessárias para a melhoria da qualidade de vida dos atores que vivem nesta região.”

Leonardo Nunes Pires, 22, egresso do curso técnico Enfermagem, é um dos jovens que já está atuando em instituições do Território. “Tenho muito que comemorar!!! Sou recém formado e estou trabalhando em um pronto atendimento de uma empresa privada e também no Hospital Regional de Irecê. Esta minha conquista reflete a formação de qualidade que tive e mostra o quanto é importante a dedicação aos estudos, inclusive ao estágio. Com esforço e força de vontade para superar os obstáculos consegui alcançar esta vitória, fica meu exemplo”, comemora.

Educação no Território de Identidade de Irecê- Dados de 2014.1, confirmam 1.053 jovens e trabalhadores matriculados em 11 cursos técnicos e 01 curso de qualificação profissional no Território de Identidade de Irecê, um crescimento de 351,9%, comparado a 2007 quando haviam 233 matriculados em 01 curso técnico.  Em 2007, o território possuía apenas 02 unidades escolares em 02 municípios. Hoje, a população é beneficiada com 01 Centro de Educação Profissional, o CETEP de Irecê, em Irecê, além de 02 unidades escolares de ensino médio que ofertam cursos técnicos nos municípios de Canarana e Xique-Xique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário